quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Medula Óssea, Torço para ser Incompatível...






Entro no INCA da Praça Cruz Vermelha...

2008, setembro, 29...

São 17h 30min...

Quero ser doador de Medula Óssea...

O expediente já acabou para cadastramento...

Ótimo...

Ninguém sabe me informar...

Beleza...

Minha covardia crê que aquela coincidência é a resposta conveniente aos meus temores de ser espetado por agulhas...

Algo me move babacamente a insistir...

Recebo alguns folhetos explicativos...

Torço para que minha idade seja inapropriada...

Negativo: entre 18 e 55 anos de idade...

Putz, tenho 53...

No local de doação, são colhidos 10ml do meu sangue...

O sangue será tipado por exame de histocompatibilidade (HLA), um teste de laboratório para identificar minhas características genéticas...

O resultado do exame e meus dados pessoais serão incluídos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME)...

Minhas informações genéticas serão cruzadas com os dados dos pacientes...

Quando houver um paciente compatível, outros exames serão necessários...

Se a compatibilidade for confirmada, serei consultado para decidir quanto a doação...

Existem duas formas de doar a Medula...

A escolha mais adequada é determinada pelo médico...

No primeiro caso, o doador é anestesiado em centro cirúrgico...

A medula é retirada do interior dos ossos da bacia...

Os doadores retornam às suas atividades habituais uma semana após a doação...

O segundo procedimento chama-se aférese...

O doador toma um medicamento que permite a retirada das células da medula óssea pelas veias do braço...

Nos dois casos, a medula do doador se recompõe em apenas 15 dias...

A doação de medula óssea é um procedimento seguro, que não causa qualquer comprometimento à saúde do doador...

Agora o principal...

Acham que sou tonto?

Necas...

Fui induzido a me cadastrar porque somente um doador é compatível para cada cem mil pacientes...

Como jamais acertei em nenhuma loteria...

Mas...

Se acertar esta...

Juro, vou lá apanhar o prêmio...

Meio cabreiro...

Mas vou...

Antes quero dar um tapa na orelha do receptor...

De leve, de leve...



Vai ter sorte assim...





Jorge Schweitzer


.


.


.


.


.



Nenhum comentário:

Postar um comentário