sábado, 27 de dezembro de 2008

A Imprensa é ‘Livre e Ponto’, segundo o 1o. artigo da Constituição Americana... Acho que, mais apropriado, ‘Livre e Reticências’...










Ontem em Copacabana...

Avenida Atlântica com Miguel Lemos...

Um flagrante da Rede Record...

(Vejam só, estou elogiando a emissora do Edir Macedo)...

Poucas emissoras mantém jornalistas circulando pela cidade...

A maioria conta com a colaboração de repórteres amadores não remunerados que lhes enviam matérias, fotos e imagens em movimento gratuitas...

Custo zero...

Todos, TODOS, órgãos de comunicação estão se valendo deste expediente barato...
.
Seria indesculpável não citar a Rádio Tupi AM, do Rio de Janeiro, que mantém dois ótimos veteranos repórteres (Alberto Brandão e Délio Bilati) garimpando notícias nas ruas...
.
No mais?!


O Globo disponibiliza um canal de comunicação em seu site para ‘colaborações’...

Tem até outdoor pela cidade a incitar:

‘Fotografou carro mal estacionado, denuncie’ (ou seria envie? Não lembro)...

Dia desses um profissional do Globo quis saber porque não envio material para o jornal (coluna do Anselmo ou algo que valha) já que carrego uma câmera no Táxi em Movimento...

Não!

A não ser que me remunerem e me dêem uma carteira para abrir espaço e ter privilégios de flagrar em ocasiões únicas com crachá plim-plim...

Praticamente está se extinguindo a função de repórteres que vão a campo buscar informações na fonte...

A maioria dos questionamentos são feitos por telefone, por email, etc...

Viraram pauteiros de escrivaninha com saboroso splits refrigerado no colarinho...

Com ilustres exceções, jornalistas só saem a campo para entrevistas pré-marcadas...

Aí tem outro senão...

Uma profissional da área de economia do Globo comentou que foi entrevistar o presidente da Petrobrás...

Além da preocupação com a pauta de perguntas tinha que ajustar a câmera e o gravador de seu pen drive para disponibilizar nas outras ferramentas no Site do patrão...

É complicado...

E nessas ocasiões, como se trata de pessoas com raros conhecimentos das múltiplas tecnologias, acontecem desastres...

Já aconteceu comigo...

Quando fui entrevistar o Anthony Garotinho meu mini-dvd da filmadora não era reconhecido pela geringonça...

Troquei por dvd que eu achava que estava zerado...

Nada...

Ele teve que aguardar eu formatar o raio da mídia durante intermináveis dois minutos...

Perdi o impacto de atropelá-lo logo na primeira pergunta quase que em agradecimento a sua boa-vontade...

É péssimo...

Você se torna refém do entrevistado que pretende encurralar...

E já aconteceu o inverso...

Fui entrevistado para o site do pessoal de economia da UFRJ...

Depois de rolar 5 minutos de conversa a moça descobriu que não estava gravando...

Ficou sem graça...

Repetiu as mesmas perguntas e eu já não tinha a mesma espontaneidade da surpresa e me parecia estar representando...

Pôs bueno...

Ontem a TV Record mostrou um caminhão executando um inacreditável cavalo-de-pau, acredito que involuntário, em plena Avenida Atlântica...

Uma coisa absurda...

Os repórteres estavam lá para registrar...

Sensacional...

A Imprensa são nossos olhos vigilantes e mentes destemidas...

Quando passam a se encastelar em ambientes de ar-condicionado somente escutam a versão final dos hipócritas...

Que lhes tungam a verdade bancadas por verbas de patrocínio de suas corporações que atropelaram o Código Penal...

O primeiro artigo da Constituição Americana, decantada em verso e prosa como a perfeição, apregoa numa tradução livre:

‘A Imprensa é livre e ponto’...

Não creio...

O quarto poder se promiscuiu com os outros três...

Sobraram poucos...

Como o heróico jornalista solitário que retirou seus sapatos e arremessou contra Bush...

Será julgado no último dia do ano...

Se for condenado a um dia sequer de prisão passo a crer que:

A Imprensa é Livre e Reticências...



Jorge Schweitzer





.




.




.




Nenhum comentário:

Postar um comentário