terça-feira, 25 de maio de 2010

Final de Feira na Glória: filmei e deletei...

.




.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Domingo filmei o final de feira na Glória...

Fiquei aborrecido por já ser 19 horas e a Rua Augusto Severo ainda esta obstruída para limpeza da Comlurb...

O casal passageiro queria alcançar a Rua Cândido Mendes pela Augusto Severo bloqueada com caminhões da Comlurb jorrando litros d'água para limpar o cheiro de peixe...

Ficaram furiosos e impotentes...

Eu teria que refazer o caminho pela Praia do Flamengo, alcançar a Lapa e retornar pela Rua da Glória...

Optaram por seguir a pé para evitar pagar muito mais...

Pagaram sete reais e entre exultantes e surpresos ao me verem sacar a filmadora para registrar a cena...

Falei que tenho um blog e iria denunciar o deboche...

Feiras livres do Rio de Janeiro devem encerrar as atividades e a pistas liberadas às 15 horas...

Ninguém obedece, ninguém fiscaliza...

Fui até o relógio símbolo do bairro para registrar a hora de minha denúncia e descobri que ele marcava cravado 6 horas nas quatro faces...

Passei a circular entre o lixo mostrando funcionários da Comlurb quando fui abordado por um supervisor da empresa público-privada...

Imaginava que ele iria me repreender...

Nada...

Ele queria aproveitar a exposição para reclamar...

Colocou sua cara na frente da câmera e me descreveu a explicação para o desrespeito à Lei...

- O senhor está filmando?

- Sim, aqui é espaço público! ' retruquei meio putzo...

- Ótimo, isto é muito chato mesmo... Posicionei os caminhões por volta de uma hora para limpeza e tive que aguardar até 6 horas da tarde...

Surpreso:

- Por quê isto acontece, já que a feira começa de madrugada?

- Temos que aguardar a segunda turma da feira encerrar...

Continuo:

- O que é segunda turma?

- Os feirantes chegam cedo, trabalham até meio dia e alugam suas barracas para terceiros que vão espichando até venderem quase todo o estoque que não têm como levarem prá casa...

Taí a explicação...

Feirantes entraram na globalização capitalista e terceirizaram atividades...

Avisei - ao supervisor - que ele iria aparecer na Rede...

Ao invés de ficar temeroso da repercussão, ficou evaidecido...

Continuei filmando uma boca de crack acima daquela muralha que separa a Glória da Praça Paris quase à dez metros dos doidões...

Capturei imagens de travestis semi pelados e um sujeito passou ao lado de meu carro fumando um imenso cigarro de maconha...

Até achei que estava me arriscando, mas optei por fazer um registro bem flagrante do abandono do bairro da Glória...

Quando passava de 21 horas retornei ao relógio da Glória que ainda marcava seis...

Fiz um discurso para o prefeito Eduardo Paes reclamando que providenciasse um Choque de Ordem em si mesmo...

Finalizei, cheguei em casa e fui rever as imagens...

Talvez tenha sido uma das melhores matérias que pesquei...

Repeti diversas o diálogo do supervisor da Comlurb na rua...

E...

Resolvi deletar o mini-dvd ainda na filmadora para não me sentir tentado a utilizá-lo...

Ao expô-lo na Internet estaria lhe cavando aborrecimentos...

Não tenho direito...

Mas, prefeito Eduardo Paes, aí está uma denúncia procedente:

Feirantes vendem seus espaços de forma que inviabizam que a feira seja desmontada no horário previsto...

Mãos à obra...

Choque de Ordem, prefeito...

Não pode o bairro inteiro ficar refém até 20 horas com desrespeito ao direito de ir e vir...

Ou então, muda o final da feira livre para 21 horas...



Jorge Schweitzer



PS: No próximo domingo estarei refazendo imagens no local...



Um comentário: