sexta-feira, 18 de junho de 2010

Stela, a personagem da Maité Proença...

.




.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Há cerca de ano atrás Maité Proença saltitante fez sinal para meu táxi ali na Dias Ferreira no Leblon, quase em frente ao Horti Fruti...

Eu estava com passageiro à bordo que comentou minha falta de sorte por estar ali no meu banco traseiro a interferir no primeiro encontro com Maité...

Curioso, acabara de assistir alguns dias antes uma entrevista da Maité - acho que na Ana Maria Braga - lançando um livro e comentando sobre sua infância...

Maité teve uma tragédia familiar que ocultava da mídia até Fausto Silva cometer a indelicadeza de informar em horário nobre...

Maité ficou furiosa até perceber que deveria falar sobre...

Fiquei fascinado pela capacidade de Maité dar a volta por cima de história tão complicada...

A menina Maité se negou ficar refém de algo que não teve controle...

Tratou de ser feliz...

Se tornou a atriz Maité que conhecemos...

Agora Maité Proença foi escalada a interpretar Stela...

Stela é uma mulher casada que busca sexo com homens mais novos sem se prender a eles...

Parece irreal...

Não é...

Conheci uma 'Stela' muito antes da trama do Silvio de Abreu ir ao ar...

Há cerca de dois anos...

Não lembro como começou o diálogo...

Acho que falávamos sobre traição masculina desculpável...

Minha passageira confessou que traia sistematicamente seu esposo...

Mas o amava...

Não imagina viver sem ele...

Chegou a traí-lo com todos seus amigos, sem culpas...

Engraçado como não tinha características de mulher vulgar...

Era uma mulher linda e se vestia de maneira sóbria...

Achei honesto falar que possuia um blog e sua história daria uma ótima matéria...

Ficou preocupada, mas seguiu em frente sem deixar muitas pistas pessoais inicialmente...

Depois resolveu falar quase tudo...

Parecia gostar de finalmente poder expurgar seus demônios a confessar algo que procura nem sonhar para não falar em voz alta e jamais confidenciou sequer a melhor de suas amigas...

Eu nunca havia falado com uma mulher tão abertamente sobre traição feminina...

Ela queria falar mais...

Ela acredita que seu marido sabe...

Algumas vezes tentou falar sobre traição com ele...

Ele mudou de assunto...

Comentei que Nelson Rodrigues deve ter imaginado este relacionamentono fio da navalha em seus contos em 'A vida como ela é'...

Certo dia assisti um filme com algo parecido no 'Corujão' da Globo...

Não lembro o nome do filme...

Um marido traído pela mulher que teimava em continuar amando da forma como ela optou viver...

Para nossa cultura machista é inacreditável...

Na real, traição não vale em hipótese alguma...

Nos despedimos...

Diariamente ela entra por aqui a me monitorar se não cometerei inconfidência comprometedora...

Tá vendo?

Claro que não...

Ah! Sim...

Estava falando de Maité Proença...

Lembrei de uma entrevista em que Lima Duarte insinuou que havia tido um caso com Maité durante uma novela das oito...

Nem sei qual...

Maité ficou irada...

Com razão...

Nem faria sentido...

Coisa de velho vaidoso que não comprende a razão e o tempo passando a confundir ilusão inadequada e tentativa rechaçada com sacramento...

Lima Duarte se desculpou e acho que foi induzido a dizer alguma bobagem mal interpretada que saiu na mídia de maneira equivocada...

Lima Duarte parece ser um homem de bem...

O tempo passa, o tempo voa...

Como um animado tobogão aposentado enferrujado nos fundos de parque de diversões da Igreja Penha a filosofar que anos passaram rápidos...

Correto até contar o milagre sem citar o nome do santo...

Ou das santas...

Falando em santa...

Lembrei da Maité cavalgando nua sobre um cavalo em 'Dona Beja' na TV Manchete...

Todo velho tarado, que não caduco, lembra da cena...

Ô 'Dona Beja', manda um beijo prá mim...

Vai...



Jorge Schweitzer





Nenhum comentário:

Postar um comentário