quarta-feira, 28 de julho de 2010

O celular esquecido no Táxi em Movimento...

.









.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Ontem uma moça esqueceu seu celular em meu táxi...

Logo após, ligou para o próprio...

Achando que era som do rádio, demorei a encontrar o aparelho caído abaixo do banco do carona...

Já devolvi tantos celulares que, caso contrário, poderia abrir uma loja de...

A moça, de uns trinta e tantos anos de idade, desembarcou no Rio Sul...

Eu estava na Praia do Flamengo quando atendi sua ligação...

- Você poderia voltar ao Rio Sul para me devolver?

- Assim que voltar da cidade, estou no Flamengo...

- Como assim 'estou no Flamengo', não deu tempo! - visivelmente irritada...

- Olha só, senhora, pode não acreditar mas estou no Flamengo. Não tenho motivo algum para mentir. Quero devolver seu telefone. Anota o meu: 93.67.29.26. Meu nome é Jorge Schweitzer...

Não entendi a razão da irritação até ela me informar:

- Quero pagar sua corrida até aqui!

- Posso deixar na sua portaria, mais tarde?

- Lá em casa não terá ninguém para lhe reembolsar. Queria que o senhor trouxesse aqui...

Engraçado como as pessoas tiram conclusões precipitadas imaginando que qualquer outro tiraria algum proveito da situação como ela própria faria...

Em momento algum me passou pela cabeça sequer receber o valor de alguma hipotética corrida que eu não faria somente para satisfazer a madame mandona...

De posse no número discado registrado no bina do celular esquecido, fiquei de ligar assim que me sobrasse tempo disponível...

Uma hora depois:

- O senhor está onde?

- Jardim Botânico! Me passa seu endereço que deixo o celular com o porteiro...

- O senhor está perto de minha residência: Rua General Dionízio, número ??... Diga ao porteiro que é o celular da 'Dona' Ana...

- Dona Ana?

- Isto! Amanhã o senhor passa lá para receber o valor da corrida!

- Dona Ana, a senhora não me deve nada! O telefone é seu! Não há porque pagar resgate!

Coloco o aparelho dentro de um envelope e escrevo:

"Para: 'Dona' Ana"

De: 'Dono' Jorge Schweitzer"...

O porteiro comenta meu cuidado em colocar o telefone dentro de um envelope...

Ah! Sim...

Antes de escrever "Dona" Ana escrevo: "Dona Maria das Coves"...

E, rabisco traços acima, quase-quase desfigurando a brincadeira...

Se "Dona" Ana tiver curiosidade será fácil recuperar minha mensagem cifrada...




Jorge Schweitzer




PS: Eu ia escrever sobre a deterioração das relações humanas... Deixa prá lá...





5 comentários:

  1. Comento as coisas quando não consigo guardar a frustração.

    Eis que leio a pesquisa dos candidatos ao Senado por São Paulo.
    Os "líderes" no momento:
    Marta Suplicy, Romeu Tuma, Orestes Quércia, Ciro,
    Netinho.
    Marta Suplicy e Netinho farão parte da mesma chapa.

    Então depois ficamos falando horas, dias, meses e anos sobre o continuísmo no Brasil, sobre os absurdos políticos e sociais, sobre a trágica realidade das grandes cidades como SP, etc.

    Marta Suplicy e ningu ém menos do que Netinho fatalmente estarão representando SP no senado. Talvez Orestes Quércia, sim, esse mesmo, também lá esteja.

    Oras, oras, detesto admitir, mas somos exatamente isso. Se esses são nossos representantes, eles somos nós e nós somos eles. Não me venham dizer que somos melhores do que eles. Quando uma população aceita e afirma que Orestes Quércia, Netinho e Marta Suplicy, entre outras aberrações políticas, são seus "favoritos", é porque adoramos, aceitamos, corroboramos e apoiamos toda essa sujeira administrativa que infesta o Brasil.

    O voto é uma grande farsa. A prova é a lista de candidatos favoritos. São as mesmas coisas gosmentas de DÉCADAS atrás.

    Eu não votarei. Não considero esses abutres meus representantes. Se não há coisa melhor no Brasil, e está evidente que não há, só me resta aceitar que sou parte desse contexto medíocre.

    O resto é conversa pra inglês ver.

    Otávio

    ResponderExcluir
  2. Otávio:

    Eu não ceito essas coisas como candidatos. Essas coisas nos são impostas pelos partidos e pelo sistema.
    Também não votarei. Preferiria ditadura ou monarquia, que nos seriam mais leves para carregar.
    João Batista

    ResponderExcluir
  3. O que esses comentários tem a ver com o Post??

    E Bittencourt.

    ResponderExcluir
  4. João Batista:
    Sim, concordo que em parte é uma imposição de partidos que na verdade são corporações visando poder e lucro.

    Mas é complicado exaltar a ditadura onde algum verme vai decidir se suas idéias estão "corretas" ou "erradas" e vai te censurar ou não.

    O problema é mais grave e você sabe disso. Veja que Lula assinou uma MP que isenta impostos na construção de estádios. Nunca vi algo parecido acontecer na construção de escolas. É uma questão de prioridades. Nunca o Brasil priorizou a educação. Por incrível que pareça, a grande diferença com os países desenvolvidos não é a questão da desigualdade e da falta de recursos. A diferença é que esses países investem muito mais em educação (em termos de PIB e tal e coisa). Preparam melhor seus cidadãos e isso tem efeito dominó. Cria-se uma sociedade mais crítica, mais consciente, etc. Veja que mesmo com um sujeito "estudado" como FHC, a educação não saiu do fundo do poço. Com Lula, educação virou sinônimo de elite, de arrogância, etc. Ou seja, não estamos saindo do lugar. Estamos criando um país oco.


    E. Bittencourt:
    Não entendi sua mensagem. Realmente não faz a menor diferença. Eu não apenas acho, tenho certeza que é possível comentar sobre qualquer assunto em qualquer post.


    Otávio

    ResponderExcluir
  5. Otávio, no taxi existe vários níveis de compreensão mas, acho que não é tão difícil entender o que nos motiva continuar por aqui, lendo e postando mesmo que aparentemente fora de contexto.

    ha! falando de política eu desisto, aqui se elege com dinheiro,
    e nada muda isso, cada povo tem o governo que merece. Iremos precisar de muitos anos ainda pela frente para mudarmos essa cultura medíocre de "pão e circo."
    Cansei de ser rotulada de rebelde sem causa e revolucionária. Dizem que uma andorinha sol não faz verão, porém, tenho tentado fazer verão com bastante exito na minha casa com a educação de meus filhos.

    Marinalva

    ResponderExcluir