quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A Maldição da Pimenta...

.





.
.
.
.
.
.
.



Anteontem apanhei uma moça grávida com barrigão, ao lado de sua filha de seis anos de idade, ali na Rua Siqueira Campos...

Quase no final da Ladeira Tabajaras...

Sua filha estava com febre há dois dias e vomitando tudo que comia...

Destino, Hospital Miguel Couto...

Ao descer o Corte do Cantagalo - em direção a Lagoa Rodrigo de Freitas - desabamos dentro de um engarrafamento monumental...

A menina começa a vomitar...

A moça já estava preparada com imensa toalha e sacos de plástico...

Sabe a primeira coisa que me ocorreu de bate pronto, por impulso?

E se a criança vomita meu carro?

Como sou idiota...

Como pode rolar um pensamento destes numa hora em que alguém passa mal?

Mas, passou...

A gente é assim mesmo...

Depois, fiquei putzo...

Somos adestrados a pensar só em nós mesmos, o tempo todo...

O resto que se rale...

- O senhor pode ficar tranquilo, ela não irá sujar seu carro...

Me senti pequenininho, ridículo, imbecil...

- Senhora, não se preocupe; socorre a menina tranquila, já estou parando e vou lavar o carro mesmo, se sujar eu limpo e depois que ela melhorar eu passo na sua casa para tomar um café com bolo de fubá, adoro bolo de fubá com café preto fumegante...

Melhorou, ela ri muito da minha brincadeira e promete deixar o endereço completo para eu conhecer o próximo neném, caso eu não me incomode de subir a comunidade agora dominada por UPP...

A menina adormece no colo da mãe, com a música baixinho e o ar condicionado soprando seus sonhos...

Para enfrentarmos a terrível retenção de trânsito resolvemos conversar em voz baixa...

Ela é cearense; casada com um maranhense...

Seu esposo é pedreiro...

Trabalha construindo casas no Tabajaras...

Sempre tem trabalho...

Eles têm mais um filho adolescente...

A chegada da próxima menina não foi prevista...

Apesar dela já ter feito laqueadura, engravidou....

A menina de seis anos, que está no carro, terá que dividir o quarto com a menina que virá...

Não há como aumentar a construção vertical...

Ela mora acima da laje da casa de seus pais; num quarto, sala e dois quartos...

Acima de sua laje construiram dois pequenos apartamentos que alugam...

Um inquilino paga 500; outro 600 reais...

Confessou que seu marido ficou muito amigo de um dos inquilinos...

Aos sábados ambos vão para uma noitada concorrida de Reagee no Pavilhão de São Cristóvão, a Feira dos Nordestinos...

Está muito irritada...

Sua mãe lhe recomendou que colocasse o nome de ambos dentro de um pote de pimenta...

É certeiro...

Trata-se de uma simpatia para afastar pessoas...

Não sabia que existia...

- Como funciona esta praga?

- Voce pega um papel e escrevo o nome dos dois, coloca dentro de um vidro de pimenta malagueta e joga no mar...

- Simples, funciona?

- Em dois dias; acho que até eles irão virar 'cuaíra'...

- Que raio é isto, moça?

- Bichas...

- Nunca ouvi falar desta expressão...

- É do Maranhão...

Atenção, pessoal, se aparecer uma porrada de vidros de pimenta malagueta boiando ali em frente a Rua Santa Clara, já sabem...

Um, é da minha passageira do Tabajaras...

Os outros, são meus mesmo...

E se o José Sarney aparecer rebolando já não mais ao lado do Lula todo requebrante?

Fui eu...

Sózinho...

Erenice e Dilma juro que não tenho nada a ver...





Jorge Schweitzer





Nenhum comentário:

Postar um comentário