sábado, 15 de janeiro de 2011

Fotos da tragédia na região serrana do RJ

.
.























Um comentário:

  1. Muito, muito triste e angustiante ver tantas pessoas perdendo a vida dessa forma.

    O resgate da senhora que segurava os cachorros foi emocionante. Parecia absolutamente impossível que ela conseguiria se salvar, mas felizmente conseguiu. O pai que salvou o filho protegendo-o com um abraço sob os escombros também é uma história de sobrevivência que nos emociona e nos ensina.

    Existem momentos em que a Natureza dita as regras e não há o que possa ser feito. Mas quando as pessoas afetadas vivem em áreas de risco e a ocupação é ilegal, pergunto onde estão os responsáveis por isso. O governo, seja municipal, estadual, federal, existe para organizar a sociedade no que é de mais básico: saúde, segurança, educação e habitação. Existem impostos exatamente pra isso. E existe MUITO dinheiro de impostos, diga-se de passagem.

    O que a gente vê é uma ocupação totalmente descontrolada de morros. Claro que isso não é novidade, vide as milhões de pessoas que vivem nas favelas do Rio de Janeiro. Então vem a pergunta: numa cidade que recebe tanto dinheiro de turismo, a porque o governo local nunca tomou providências através das décadas para criar conjuntos habitacionais em lugares apropriados, com infra-estrutura adequada, etc. Em São Paulo é exatamente a mesma coisa, a diferença é que não existem os morros. Numa cidade que arrecada tanto dinheiro com impostos de indústrias, de carros, de propriedades, de absolutamente tudo, porque o dinheiro não é usado em construção de comunidades? Não me refiro a prédios que mais parecem favelas verticais, refiro-me a conjuntos decentes, em que seres humanos estarão vivendo, onde gerações de pessoas estarão nascendo.

    Se um governo não pode fazer nada para ajudar a sociedade, qual a necessidade de se ter o governo????? Dinheiro existe, mas então porque não existe um programa habitacional eficiente???

    Porque existe dinheiro pra reformar o Maracanã no Rio e construir tantos estádios em SP, mas não existe dinheiro pra assentar comunidades em lugares decentes, com boa infra-estrutura?? E porque a iniciativa privada investe tanto em merchandising mas não dá a mínima para a vida humana??? Porque os bancos brasileiros são os que mais lucros tem NO MUNDO???

    Será que esses bancos não poderiam ajudar a construir comunidades inteiras sem cobrar juros altíssimos para os empréstimos???

    Será que é pedir demais??

    Perguntar não ofende.
    Otávio

    ResponderExcluir