segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Immanuel Kant, o filósofo da razão e Tontola, o elixir da clarividência

.







Um dos grandes filósofos da era moderna, o alemão Immanuel Kant, transformou o pensamento ocidental sem jamais transpor as redondezas de sua cidade, Königsberg...

O filósofo Kant fazia reflexões antropológicas que incluia no pacote mulheres, a vida mundana e aguardente...

Putz, lembrei do amigo Sérgio de Pindamonhangaba e do Afonso, presidente da Sociedade Secreta dos Poetas Vivos e Admiradores de Tontola...

Sérgio, irmão, não pretendo criar nenhum problema com a Dona da Pensão que pode lhe acordar com uma chaleira de água fervente já que deixo no rastro nossa admiração incontrolável pela Jéssyca e outras espécimes que só admiramos sorrateiros ao largo...

Foi inevitável, Sérgio, o paralelo do olhar do Eco e Antigos a pregar as peculariedades humanas de modo cíclico, tal Kant:

'Homens podem ser dirigidos do melhor modo pela sua fantasia. A mulher dirige o homem deixando a ele a fantasia do domínio: o príncipe dirige pela fantasia da liberdade'...

'É notável que um homem racional, depois de ter alcançado a maturidade dos anos e a faculdade de julgar, dificilmente escolheria ser mais jovem'...

'Embriagues, esperança e sono, mediante os quais os homens armam a si mesmo contra os males'...

Lógicamente que prudente pregar cuidados extremados com a embriagues...

Tontola já foi responsável por eu perder uma mademoiselle para sempre...

Snif, snif, snif...

A moça até hoje, meu caro Sérgio, culpa Tontola por eu não haver comparecido a seu chamado suplicante...

102 cm de cincunferência e cintura pilão de pura ave que arribou-se no horizonte...

Sérgio amigo, cometi a inconfidência de narrar no Táxi em Movimento que acabara de receber duas garrafinhas do potente afrodisíaco Tontola naquela noite...

A mademoiselle ficou ouriçada pulando nas alpargatas me ligando de dois a dois minutos já que narrei em diversas ocasiões as propriedades Tontola que me apelidaram de The Jack-Hammer Man, de Copacabana a Lapa...

Tenho o pssimo hábito de desligar o celular para hibernar, Sérgio...

Na realidade, Sérgio, nem toquei em Tontola naquela noite já que prudente não se aproximar do Elixir a menos que tenha uma parceira com furor uterino a menos de meio metro disponível...

Do últmo estoque que Sérgio me enviou ainda conservo quase intocável aguardando que a mademoiselle me religue...

Quanto a filosofia transcendental do Kant acho confusa sua pontuação de possibilidades dos juízos teóricos, estéticos, práticos e teleológicos em sentido cósmico que me parece coisa de viado...

Prefiro ler o http://ecoeantigos.blogspot.com/

Abraço, Sérgio...




Jorge Schweitzer












Nenhum comentário:

Postar um comentário