segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Entrevista com a ex-escrivã do vídeo em aparece sendo despida a força 25a. Delegacia Policial de Parelheiros...

.








.
.

Marcelo Mora
Do G1 SP


A ex-escrivã de 29 anos que teve a calça e a calcinha arrancadas por policiais da Corregedoria da Polícia Civil e deixada nua em uma sala do 25º DP, em Parelheiros, na Zona Sul de São Paulo, em junho de 2009, disse nesta segunda-feira (21) que se sente humilhada em dobro agora que o vídeo com a cena dentro da delegacia foi postado na internet. “É uma dupla humilhação, no dia e agora”, lamentou. Ela não quis ter o nome divulgado.

Em uma cadeira no escritório de seu advogado, no Jabaquara, também na Zona Sul, a mulher, loira e de olhos azuis, manteve os braços cruzados durante a entrevista. Olhou para o lado a cada pergunta feita para tentar obter a anuência de seu defensor para conceder ou não a resposta.

Depois da humilhação sofrida há um ano e meio, a ex-escrivã tem que voltar a lidar com as recordações do episódio ao qual foi submetida. O vídeo feito pela Corregedoria da Polícia Civil na ocasião foi postado recentemente na internet – e o fato ganhou notoriedade.

A Secretaria da Segurança Pública informou que a Corregedoria não tem responsabilidade no vazamento do vídeo. O governador Geraldo Alckmin afirmou nesta segunda ter determinado a apuração dos fatos. "Como eu acho que a gente deve ter cuidado nessas coisas, determinei à Secretaria da Segurança Pública que reveja o caso."

Vídeo

No vídeo, ela aparece sendo despida. Nas imagens, é possível ver a ex-escrivã sentada enquanto ouve sucessivos pedidos para que tire a roupa por causa da suspeita de que tenha escondido o dinheiro recebido como propina para livrar um homem de investigação.


Vídeo gravado pela Corregedoria foi parar na
internet (Foto: Reprodução)O caso começou quando um homem envolvido em um inquérito no 25º DP por ter sido flagrado em posse de munições procurou o Ministério Público para denunciar a ex-escrivã, que segundo ele havia pedido uma quantia em dinheiro para livrá-lo da investigação. O MP, então, acionou a Corregedoria da Polícia Civil.

O homem foi orientado a prosseguir com as negociações com a ex-escrivã e, na data marcada para a entrega do dinheiro, o processo foi acompanhado por policiais da Corregedoria. Após a entrega da quantia, a policial foi abordada e a gravação foi iniciada, conforme disse ao G1, no sábado (19), a corregedora-geral da Polícia Civil de São Paulo, Maria Inês Trefiglio Valente.

De acordo com Maria Inês, o vídeo tem mais de 40 minutos e mostra toda a negociação para que a ex-escrivã entregasse o dinheiro, considerado a prova do crime. A gravação foi feita, segundo a corregedora, “para a garantia de todos“, como é comumente feito em ações da Corregedoria.

Violentada



“Eles (da Corregedoria) entraram gritando, apontando armas. Naquele momento, eu não conseguia entender o que eles gritavam”, contou a ex-escrivã. Toda a sequência durou de 40 a 50 minutos. Ela disse não ter percebido quando a ação dos corregedores começou a ser filmada.

Segundo a ex-escrivã, em momento algum ela se recusou a ser revistada. Ela insistia apenas para que a revista fosse feita por uma mulher, como determina a lei. “Chamaram uma policial feminina e uma GCM (guarda-civil metropolitana) feminina, mas não deixaram que fizessem a revista”, disse.

Em seguida, ela confirmou que chegou a ser revistada pela policial militar. “Revistou superficialmente, mas o delegado (corregedor) queria que eu tirasse a roupa.” Ela disse que entrou em desespero e começou a clamar pela ajuda do então delegado titular do distrito na ocasião, Renato Luís Engler Pinto.

“Na hora, senti desespero, acuada por aqueles homens, em uma situação humilhante. Na hora que tiraram a minha roupa, eu pedi pelo amor de Deus para não filmar a minha intimidade. Foi uma violência; como mulher, fui violentada”, enfatizou.

No entanto, ela isentou de qualquer culpa seus colegas de trabalho. “Ninguém pode fazer nada, eles (da Corregedoria) foram extremamente arbitrários ali, estavam acima da lei ali”, contou. Segundo ela, o delegado titular retirou da sala todos os funcionários da delegacia momentos antes de ela ter as vestes retiradas e ser deixada nua da cintura para baixo.

A ex-escrivã não soube dizer por que o vídeo com as cenas humilhantes pelas quais passou foi postado na internet. O vazamento, disse, contribuiu significativamente para aumentar o seu trauma.

Mesmo que a sua defesa consiga reverter na Justiça a decisão que a exonerou do cargo, por suspeita de concussão, em um processo administrativo, ela considera difícil voltar a trabalhar em uma delegacia. Desde o ocorrido, ela conta com a ajuda dos pais para viver. “Pelo meu psicológico, acho que não dá. Estou traumatizada até hoje”, disse.

Prova ilícita
Fábio Guedes Garcia da Silveira, advogado da ex-escrivã, disse que durante o processo administrativo não teve acesso ao vídeo gravado pela Corregedoria. “O vídeo que está na internet tem apenas 12 minutos. É preciso saber o que tem no restante do vídeo, que tem mais de 30 minutos.”

Ele disse que lhe foi permitido o acesso apenas às degravações das conversas de sua cliente com o denunciante. “Em momento algum se depreende que a minha cliente pede algo ao denunciante”, disse.

Segundo ele, o vídeo que caiu na internet deixa claro que os corregedores agiram com truculência. Por isso, a suposta prova contra sua cliente foi obtida de forma ilícita. “O primeiro passo agora, independentemente do inquérito criminal, é reverter a demissão dela e pedir a reintegração dela à Polícia Civil. E quanto à ação por danos morais há um prazo de três anos para entrar com o pedido. Esse seria um segundo passo”, disse.

Para o advogado, no entanto, o estrago está feito. “É complicado, não tem como reparar o mal causado a ela. Um mal que agora se tornou público. É como se eu subisse em um prédio e rasgasse um travesseiro de penas lá no alto e depois descesse para tentar recuperar cada pena”, ilustrou, sobre as imagens que caíram na internet.


.
.

PS: Fiquei na dúvida em reproduzir as imagens que já circulavam em jornais de TV somente editadas... Falam que existem mais 30 minutos de gravação, não acho que vá fazer diferente; estes instantes acima sem edição são esclarecedores e é o que basta... Não acho que seja tão mais prejudicial à moça do que ela se remoer pelo resto da vida com sua indignação no silêncio... A exposição na Rede irá lhe permitir brigar por indenização que com torna certeza receberá... Mais uma vez a Internet marcou presença colocando em debate na sociedade comportamentos "sabe com quem está falando?" (agora dos corregedores) que devem ser revistos... Jorge Schweitzer


.
.
.

16 comentários:

  1. Quando falo que o Brasil está oco, aí está mais um exemplo.

    O que há com nossa polícia??? Parece que o tamanho do ROMBO de CAPACIDADE que existe nessa instituição é gigantesco.

    Cadê Mizael? Porque esse cara não foi preso??? Será que vão dar voz de prisão pra ele por email????

    E essa ex-escrivã corrupta sendo forçada a tirar a roupa de uma forma violenta e medieval por figuras que deveriam dar o exemplo. Que absurdo, que festival de incompetência, quanta podridão.

    Porque estamos assim??? Porque esse país é tão vulgar?? Diziam que era desnível social, mas essa desculpa não cola mais.

    Dilma acaba de CORTAR verbas para a educação. Onde vamos chegar com isso??? Será que já não basta termos uma sociedade totalmente passiva? Será que temos que ter uma sociedade totalmente burra e incapaz também???

    Por isso volto a pedir mais estrangeiros. Tá bom Dilma, corte sim as verbas pra Educação, tira tudo, deixe o ensino público mofar ainda mais. Complete o serviço de idiotização do Brasil. Mas então dê bolsas pra estudantes estrangeiros virem pro Brasil, quem sabe melhora o sangue do nosso povo. Chamem famílias inteiras de europeus, pague tudo pra eles ficarem no Brasil. Quem sabe isso traz alguma esperança.

    Estão de sacanagem. Estamos construindo um país virtual. Fulano está ganhando um pouco mais de dinheiro e o resultado é uma família comendo cada vez mais lixo, assistindo a mais porcaria na TV, falando o dia inteiro no celular inútil e ficando cada vez mais burra e idiota.

    Não merecemos a natureza que temos. Merecemos uma Sibéria. Aliás, será que é lá que estão procurando o Mizael? Parece...

    Otávio

    ResponderExcluir
  2. Sr. Jorge, a Ministra dos Direitos Humanos, sra. Maria do Rosário, já se manifestou sobre o caso dessa moça, e disse que vai pedir punição exemplar aos envolvidos. Vamos aguardar... quem sabe não seja esse um caminho a seguir no caso da nossa Joanninha?

    ResponderExcluir
  3. Jorge, acabo de assistir o SP no AR, Rede Record, e falaram que os delegados já foram afastados do cargo. Só isso???????? O que esta moça passou nem que ela mude para o outro lado do planeta ela vai se sentir bem. O mundo viu, o mundo sabe, ela foi exposta em toda parte deste planeta.
    ABUSO DE PODER , sempre o maldito abuso de poder.
    Por falar nisso, não vamos esquecer em hipótese alguma da juiza Claudia Vieira Nascimento que deu Joanna ao assassino André Marins e da promotora Elisa Pitaro que acusou Cristiane de alienação parental e chamou de maluca em pleno programa Mais Você. Cade essas *****? Porque não estão presas? Porque?
    Nossa, espero vê-las de listras logo, junto com esses delegados.

    ResponderExcluir
  4. Inversão de valores

    A incompetência e truculência dos dois "doutores" acabou por desmoralizar a corregedoria, invalidar as provas contra a escrivã e, numa total inversão de valores, fazer as pessoas torcerem pelo bandido.

    ResponderExcluir
  5. isso, quem é criminoso, corrupto, bandido, tem que ser protegido, direitos humanos pra eles coitadinhos. Trabalhador que paga seus impostos, e são honestos, têm que ir em cana, por serem tão trouxas

    ResponderExcluir
  6. ESSE CASO FOI MOSTRADO E O RESTO?ELES SAO ACOSTUMADOS A FAZER ISSO SAO REIS DA COCODA DONOS DO MUNDO INSANOS DOENTES?QUEM SABE...NOJENTOS JUSTIÇA NELES POLICIA COVARDE CORUPITA EM TODA PARTE ELES SAO DONOS DO PODER.CANBADA DE FALTA DE SERVIÇO CADEIA CADEIA CADEIA.E MUITA FORÇA PRA SSA MOÇA NAO DEFENDO O ERRO DELA SE COMETEU MAS...POR FAVOR FAZER OQ ESSES LIXOS FAZEM .revolta TOTAL

    ResponderExcluir
  7. são bandos de safados vagabundos pilantras que so queria ver a escrivã nua mostrando sua itimideis e para acabar mais com a moça colocarão na iternet como si nada tiverçi aconteçido delegados safados vagabundos seus marginais tarados sera que voçêis não tem filhas seus cachorros niquem sabe o dia de amanhã seus merdas seus vermes
    são meus desabavos

    ResponderExcluir
  8. Ladrão, corrupto, traficante e demais categorias não devem ter direito ao direito!

    Não tem sexo, não tem vergonha, não tem privilégios...

    Foi pouco o que fizeram com ela...
    Se fosse um homem fariam a mesma coisa em muito menos tempo e ainda dariam uma surra nele (merecidamente).

    Quem tiver peninha dessa criatura, que leve para a própria casa e lhe dê comida e abrigo!

    Quem não tem coragem para isso, então que não venha com demagogia babaca!!!

    ResponderExcluir
  9. Agora todo mundo esquece que ela pediu Propina.

    ResponderExcluir
  10. A escrivã não é inocente e deve pagar pelo que fez.
    O que acontece é que os dois palhaços, digo, delegados, transformaram o que seria uma prisão exemplar, num espetáculo de circo.

    Em tempo: Maria Valente está fora desde ontem (24/02).

    Deveriam ir todos para o mesmo lugar: a escrivã, os truculentos de plantão e a maria-abafa-o-caso.

    ResponderExcluir
  11. Não tem nada de demagogia. Não tem nada de escrivã coitadinha.

    O bom senso foi atropelado por pessoas que deveriam dar o exemplo.

    Figuras como esses dois delegados não pensariam duas vezes antes de torturar uma pessoa para conseguir provar o que fosse de seu interesse.

    No RJ não demoraria muito para os dois estarem chefiando milícias e mantendo a "ordem" (sob o ponto de vista deles, é claro).

    ResponderExcluir
  12. Primeiro, está na cara que esse flagrante foi armado.

    Segundo, nunca, mas nunca mesmo esses maníacos, tarados, bandidos poderiam ter feito o que fizeram com essa moça...

    Fiquei muito triste e revoltado por tudo o que aconteceu com ela...

    Imagino se ela fosse minha irmã ou minha namorada e passasse por todo esse constrangimento, todo esse terror psicológico...

    Esses caras tem que ser processados, expulsos da polícia e presos por tudo que fizeram ela passar...

    PS: Quem defende a atitude desses nojentos não deve gostar de verdade de nenhuma mulher nessa vida...

    ResponderExcluir
  13. O PROBLEMA DA EX-ESCRIVÃ, FOI TER POSTADO O VÍDEO NA INTERNET, NO MAIS A REVISTA FOI PROFISSIONAL, SEM QUALQUER INTERESSE PESSOAL, SE ASSIM NÃO FIZESSEM, ESTA CORRUPTA IRIA FICAR IMPUNE E A JUSTIÇA NÃO IRIA PREVALECER! QUE DESCUBRA O RESPONSÁVEL EM DEIXAR VAZAR O VÍDEO E PUNA!

    ResponderExcluir
  14. Têm que exonerar todos esses delegados e readimitir a Vanessa ao seu cargo uma vez que não existe prova alguma de suborno, pelo o que parece, parece que tudo foi forjado, nem na gravação que ela foi humilhada deu para ver o dinheiro com ela, a impressão que se têm é que aquele delegado que estava com a camisa vermelha só queria humilha - la e ve - lá sem roupa e que parecia que ele já estava com o dinheiro, ou seja, não tinha nada com ela.
    Vamos mostrar que nesse país ainda existe justiça, exonerar todos eles, pagar uma indenização boa para Vanessa e devolver o seu cargo para ela, á indiciar criminalmente esses delegados e cadeia neles.
    Se eu fosse o marido dela esse caso ia ficar feio, enquanto eu não ferrasse com esses caras de vez eu não ia ficar eu paz, eu ia viver em pról disso.
    Força Vanessa, você vai conseguir justiça.

    ResponderExcluir
  15. É vergonhoso o que vimos no video, está bem claro que a intenção daquele delegado de camisa vermelha éra se promover em cima da Vanessa e ve – lá sem roupas.
    Se eu fosse o marido dela eu não ia dormir em paz enquanto não fosse feito justiça em cima desses covardes.
    Eles devem ser todos exonerados, e a Vanessa além de ter seu cargo de volta deveria receber uma indenização por assédio moral e por assédio sexual e esses delegados também merecem ir para cana.
    E na cadeia eu queria ver se eles são tão machos em uma sala com uns trinta homens, o que eles são é covardes.
    Olha só como o video mostra que algo de estranho aconteceu nesse video:
    1- TODOS SABEMOS QUE, EM SITUAÇÕES DE PERIGO, O SER HUMANO, EM GERAL, SUA MUITO (EXCETO OS PSICOPATAS). DE FATO, TODOS VIMOS A ESCRIVA ABUSADA, RETIRAR SEU CASACO, ENQUANTO EXIGIA QUE SEUS DIREITOS FUNDAMENTAIS, FOSSEM RESPEITADOS…

    2- A ESCRIVÃ USAVA UMA CALÇA JEANS JUSTA.

    3- QUANDO O “CORAJOSO E DESTEMIDO” DUDU (AFFF), COMO NUM PASSE DE MÁGICA, APARECE COM AS NOTAS NA MÃO, ELAS NÃO ME PARECERAM ESTAR “AMASSADAS” E MUITO MENOS “ÚMIDAS” EM VIRTUDE DO SUOR NERVOSO QUE ACOMETIA A COLEGA…

    COMO EXPLICAR O FATO???

    POR MÁGICA O “CORAJOSO E DESTEMIDO” DELEGADINHO FEZ AS NOTAS DESAMASSAREM E SECAREM, ANTES DE COLOCÁ-LAS NA MESA PARA SEREM FILMADAS, COMPROVANDO ASSIM O FLAGRANTE PREPARADO POR ELES???

    ALÉM DE “CORAJOSOS E DESTEMIDOS” (SÓ COM MULHER – E ALGEMADA, NÉ),
    Cana neles, e que a justiça seja feita, Vanessa lute por seus direitos pois isso não pode ficar impune.

    ResponderExcluir
  16. É vergonhoso o que vimos no video, está bem claro que a intenção daquele delegado de camisa vermelha éra se promover em cima da Vanessa e ve – lá sem roupas.
    Se eu fosse o marido dela eu não ia dormir em paz enquanto não fosse feito justiça em cima desses covardes.
    Eles devem ser todos exonerados, e a Vanessa além de ter seu cargo de volta deveria receber uma indenização por assédio moral e por assédio sexual e esses delegados também merecem ir para cana.
    E na cadeia eu queria ver se eles são tão machos em uma sala com uns trinta homens, o que eles são é covardes.
    Olha só como o video mostra que algo de estranho aconteceu nesse video:
    1- TODOS SABEMOS QUE, EM SITUAÇÕES DE PERIGO, O SER HUMANO, EM GERAL, SUA MUITO (EXCETO OS PSICOPATAS). DE FATO, TODOS VIMOS A ESCRIVA ABUSADA, RETIRAR SEU CASACO, ENQUANTO EXIGIA QUE SEUS DIREITOS FUNDAMENTAIS, FOSSEM RESPEITADOS…

    2- A ESCRIVÃ USAVA UMA CALÇA JEANS JUSTA.

    3- QUANDO O “CORAJOSO E DESTEMIDO” DUDU (AFFF), COMO NUM PASSE DE MÁGICA, APARECE COM AS NOTAS NA MÃO, ELAS NÃO ME PARECERAM ESTAR “AMASSADAS” E MUITO MENOS “ÚMIDAS” EM VIRTUDE DO SUOR NERVOSO QUE ACOMETIA A COLEGA…

    COMO EXPLICAR O FATO???

    POR MÁGICA O “CORAJOSO E DESTEMIDO” DELEGADINHO FEZ AS NOTAS DESAMASSAREM E SECAREM, ANTES DE COLOCÁ-LAS NA MESA PARA SEREM FILMADAS, COMPROVANDO ASSIM O FLAGRANTE PREPARADO POR ELES???

    ALÉM DE “CORAJOSOS E DESTEMIDOS” (SÓ COM MULHER – E ALGEMADA, NÉ),
    Cana neles, e que a justiça seja feita, Vanessa lute por seus direitos pois isso não pode ficar impune.

    ResponderExcluir