sexta-feira, 25 de março de 2011

Presos seis PMs que balearam adolescente em Manaus. Um está foragido.

.

.
.
..
.
.
.


Foram presos André Luiz Castilhos Campos, Wesley Souza dos Santos, Rosivaldo de Souza Pereira, Marcos Teixeira de Lima, Wilson Cunha e Alexandre Souza Santos

A Crítica - Manaus (AM)

A Polícia Militar prendeu, administrativamente, na tarde desta quarta-feira (23), seis policiais suspeitos de envolvimento no crime contra o adolescente de 14 anos, ocorrido no dia 17 de agosto de 2010. A Corregedoria do Sistema de Segurança Pública lavrou um auto de infração disciplinar que foi validado pelo comandante-geral da PM, coronel Dan Câmara. A corporação também identificou o PM que atirou no garoto, que estava rendido.

De acordo com o pedido de prisão preventiva solicitado pelo major PM Rildo Castro Silva, que preside o Inquérito Policial Militar (IPM) sobre o caso, o soldado André Luiz Castilhos Campos efetuou os disparos. Além dele, participaram da ação Wesley Souza dos Santos, Rosivaldo de Souza Pereira, Marcos Teixeira de Lima, Wilson Cunha e Alexandre Souza Santos e o cabo Janderson Bezerra. O cabo se apresentou espontaneamente à Corregedoria, na madrugada de quarta, onde foi ouvido e liberado. Ele está sendo procurado para ser detido junto dos demais colegas.


A prisão administrativa foi executada após o depoimento dos policiais dado ao corregedor auxiliar, coronel da PM Herbert Araújo. Os sete foram identificados pela PM como sendo os policiais que agrediram, humilharam e tentaram matar a tiros o adolescente.



Dan Câmara é calado

O comandante da PM, em entrevista concedida à rádio A Crítica FM, disse que o governador Omar Aziz exigiu rigor na apuração dos fatos. Ele foi a única pessoa que se dispôs a falar sobre o caso. No entanto, no final da manhã veio a ordem da Agência de Comunicação do Governo (Agecom), para que Câmara se calasse. Uma entrevista dele que estava marcada para ser feita ao vivo no programa Alô Amazonas, da TV A Crítica, foi cancelada.

A ordem da Agecom era para que apenas o novo secretário de Segurança do Amazonas poderia falar sobre o fato.

No início da tarde, Zulmar Pimentel falou com a imprensa em entrevista coletiva na sede do Governo.




PMs identificados

A CRÍTICA identificou os nomes dos policiais militares por meio do registro da ocorrência feito pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) no dia do fato. No documento aparecem os nomes dos soldados Rosivaldo, M. Teixeira, Castilhos e Wesley. Os mesmos estavam na viatura 1767 da Força Tática que teria chegado primeiro para atender a ocorrência. O cabo Janderson, e os soldados Alexandre e Wilson chegaram logo em seguida na viatura 1768.


De acordo com o site do Tribunal de Justiça do Amazonas, a maioria dos suspeitos já possui antecedentes criminais.

Ontem, em boletim geral da PM, o Comando Geral transferiu os policiais do CPA Norte, onde eram lotados, para a Companhia de Guarda da PM, na Zona Norte, onde eles devem ficar trabalhando, desarmados, na guarda do quartel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário