terça-feira, 26 de abril de 2011

Carta aberta ao Prefeito Eduardo Paes: Chuvas, Ratos e direito de ir sem vir...








Excelentíssimo Senhor Prefeito Eduardo Paes,


Ontem lembrei de Vossa Excelência...

Novamente...

Olhando suas galerias e bueiros jogando água para cima ao invés de escoar...

Lembrei da primeira grande enchente logo no início de seu mandato em que Vossa Excelência colocou a culpa no antecessor Cesar Maia...

Na época enviei o questionamento direto para o ex-prefeito Cesar Maia que me respondeu com uma fábula onde no primeiro instante invariavelmente a culpa é do governante anterior; no segundo é de um assessor da área e na terceira já estará se preparando para a reeleição onde prometerá melhorias após ser reeleito...

Cesar Maia contou com a sorte em fazer parceria com o Caboclo Cobra Coral da Adelaide e ficou vários mandatos limpando galerias...

Atualmente não vejo mais aqueles camilhões roto-rooter da Comlurb em minhas andanças...

Dizem que o contrato com a terceirização de limpezas de galerias expirou e ficou tudo assim mesmo...

E, ano que vem tem eleições para prefeito do Rio de Janeiro novamente...

A quase exatos um ano após aquela tragédia das chuvas que paralizou a cidade e desmoronaram o Morro do Bumba e outras favelas de Santa Teresa novamente estamos na mesma situação...

Eu gostaria que o senhor estivesse passando pela Tijuca durante a chuva de ontem...

Era o caos generalizado e nenhum sinal do Poder Público nos acudindo...

Quando a chuva desabou eu já sabia o que me aguardava; fui me escolando no aguaceiro...

Aos primeiro dez minutos de chuva a gente sabe que não mais conseguirá andar para lado algum...

O transito deu um nó...

Do Sambódromo até Deus sabe até onde...

Tudo se transformou numa lamina d'agua sem distinção de onde começava o meio fio e terminava nosso desespero...

Ninguém passava...

Procurei local mais elevado e parei o carro...

E fui dormi num hotel...

Chega...

Não fico mais dentro do carro sofrendo a noite inteira...

E quem não pode?

Ao passar ao lado de carros com senhoras e crianças ilhadas me senti frustrado tendo condições de me safar sem poder fazer nada por mais ninguém...

Onibus lotados com passageiros sem saber quando acabaria a longa espera...

Pelo rádio do celular escutei que estavam ocorrendo saques entre onde deixei o carro estacionado e o hotel...

Peguei uma barra de ferro, embrulhei num pano e segui em frente...

As imagens que vi pelo caminho eram dignas de Brade Ranner!

A prefeitura Eduardo Paes tem investido pesado em obras aparentes e deixou prá lá as que só teremos o desprazer de conhecer em dias de temporal...

Compreensível que ainda existam pontos críticos pela Cidade, inconcebível que não tenham sido sanadas ou maquiadas já no final da administração...

Perdemos o direito de ir e vir...

Melhor, temos o direito de ir mas não sabemos como e quando retornar prá casa...

Saimos no estio e na primeira garoa temos que procurar o alto das montanhas e orar...

Certamente o prefeito Eduardo Paes possui explicação técnica para quantidade de milímetros de águas que desabaram equivalentes a sei lá quantos dias do mes...

A olho nú parece que a prefeitura Eduardo Paes perdeu o controle da situação...

Com os dois joelhos mergulhados na água vi tontas baratas voadoras daquelas grandonas boiando...

E daí...

Voces não vão acreditar...

Sempre me falavam de ratazanas nadando em enchente e eu não acreditava...

Agora acredito...

Meninos, eu vi...

Ratão dos bons...

Foi um gritaria das mulheres em volta...

Mulheres tem horror de ratos, nós fingimos que não somente quando elas estão por perto...

Dei uma porrada com a barra de ferro...

Assassinei o rato folgado...

Ainda bem que acertei já que me preparava para sair de fininho...

Lógico...

De dentro de um onibus um engraçadinho!

- Vou te denunciar ao Ibama!

Gargalhada geral de quem contemplou a cena patética...

Não gosto de platéia, me senti ridículo...

É assim mesmo, Prefeito Eduardo Paes, a cada vez que consigo matar um rato vagabundo sempre aparece um censor camundongo para me condenar por ter trucidado seu sobrinho felpudo...

Assim caminha a desumanidade...

Estava propenso a votar em Vossa Excelência no ano que vem, agora fiquei na dúvida...

Abraço, nobre alcaide!




Jorge Schweitzer



PS: Ah, sim! A citação sobre censura e sobrinho nada tem a ver com Vossa Excelência, prefeito; é que meu blog Táxi em Movimento está sob censura prévia... Daí é outra história, se o senhor quiser eu conto... Me convida para um cafezinho que passo aí no 17o. andar...



Nenhum comentário:

Postar um comentário