sábado, 28 de maio de 2011

Filósofo bom é filósofo morto...

.








Sinto falta de ler...

Fazem meses que não pego num livro...

Estou tentando novamente...

Tenho uma dívida com Immanuel Kant que fiz uma brincadeira numa postagem tempos atrás no Táxi em Movimento e vez por outra o Google envia leitores prá cá que encontram uma zoação...

Estou lendo 'Crítica da Razão Pura' do Kant...

Como todo bom pensador que se preze, Kant é chatíssimo...

Muito...

As divagações são cansativas, porém exatas...

Perfeitas...

Eternas...

Consigo ler filósofos de pensamentos antagônicos e concordar com ambos...

Credo...

Estes passeios literários abrem um mundo do conhecimento que amplia nossa compreensão da vida, do semelhante....

Quando vejo nossos governos pregando a ignorância ao bom texto em seus projetos escolares e o desprezo pela leitura de qualidade dá certo desconforto em presenciar que a sociedade emburrecida trilha a contra mão da história...

Mao queimou escolas e construi infinidade de presídios na China movido que para escola não mais retornaria, já prá cadeia era plausível desde que a Revolução sucumbisse...

É a lógica dos ditadores disseminarem o isolamento intelectual para manipularem suas falcatruas sem que alguma voz lúcida se eleve da turba...

Estou lendo Kant com pouca certeza se irei comentar seus experimentos em simulacros por aqui...

Porém, certamente plagiarei sua dialética transcendental ilusória para corroborar minha razão em linha reta...

Sempre zombo que o ideal de uma narrativa é dar um soco no estômago do leitor logo na primeira frase...

Nem importa que agredindo igualmente o vernáculo...

Os três primeiros segundos do texto devem possuir a capacidade de surpreender...

Logo após a citação de um filósofo demonstra que você é diferenciado...

Nunca cite dois...

Depois escreva, escreva e escreva...

Só não descambe a filosofar...

Filósofo vivo tem zero de credibilidade...

Filósofo bom é filósofo morto...

Como um pintor que sua obra só passa a ter valor de mercado após bater as botas...

Acham que tenho a receita perfeita para capturar leitores?

Necas de pitibiriba!

Se eu tivesse a fórmula correta meu Táxi em Movimento não estaria estacionado eternamente em 100 mil leitores mensais...

Brevemente irei trocar de estratégia e passar a escrever somente uma vez por mês um único texto que terei trinta dias para ir aprimorando até chegar próximo a que considero ideal...

Por enquanto é impossível...

Necessito antes enfiar pelo menos uns dez bandidos meus leitores compulsivos na cadeia...

Claro que não sou determinante, mas a ponta da minha botina não erra uma bicuda em direção aos seus rabos sujos que esmigalho feito macumba...

Saravá!



Jorge Schweitzer



Um comentário:

  1. você está muito Kantiano hj!!!!
    Critica da razão pura!!!!!

    Esse é meu filósofo preferido, gosto de seus escritos e de sua célebre frase:
    "Duas coisa me enchem de admiração e estarrecimento crescentes e constantes, quanto mais tempo e mais sinceramente fico refletindo acerca delas: os céus estrelados lá fora e a lei moral aqui dentro"

    Só me desen"Kantei" quando cheguei na metafísica dos costumes.
    vou lembrar do conselho "só não descambe a filosofar"

    Marinalva

    ResponderExcluir