sábado, 25 de junho de 2011

A viuva do General Euclides Figueiredo, irmão do ex-presidente João Batista de Oliveira Figueiredo, no Táxi em Movimento...

.






Foi curioso, só descobri no final da corrida a identidade da minha passageira...

No percurso comentou que gostaria que fosse possível eu lhe deixar lá dentro do Hospital Central do Exército, em Benfica...

- Deixa comigo, dobrar sentinela resoluto é comigo mesmo... - brinco sem muita certeza

- É que trocou o comando e não sei se eles já me conhecem... - diz a passageira

Informo que já estive algumas vezes por lá levando meu amigo Cel Moura e sempre entrei sem problemas...

Pergunta o nome completo do meu amigo e falo sua patente e função heróica na Itália...

Acha que certamente seu marido o conhecia, já que treinou militares de comando para II Guerra embora tenha ficado frustrado em não ter ido até o palco das ações...

Mostra fotografias dos netos, bisnetos e do general seu esposo que faleceu recentemente...

Dirigindo, não visualizei direito, o rosto que me pareceu familiar...

Ao chegarmos na portaria do HCE fomos barrados e a situação trocou de rumo logo após a senhora se identificar:

- Sou a viuva do general Euclides Figueiredo!

- Pois não, o comandante deixou seu nome aqui na portaria, por favor...

Chegou a ser engraçado...

- Senhora, esta sua carteira milagrosa é o sonho de consumo de todo cidadão... - comento

Ainda sobra tempo para falarmos sobre a recente morte da Dona Dulce Figueiredo, semanas atrás, sua amiga pessoal...

Relembro de quando Julio Iglesias esteve no Brasil e dançou com a primeira dama que foi alvo de fofocas maldosas por um episódio corriqueiro...

Minha passageira ainda não se recuperou da partida de seu companheiro que amava...

A ditadura militar outorgou herança maldita aos generais que faziam questão de se marquetarem linha dura...

Permanece no imaginário coletivo que TODOS militares eram seres sem sentimento da razão e que aprovavam tortura nos porões do Doi-Codi e a emoção e carinho eram reservados somente a familiares e amigos próximos...

Engano...

Nem todos militares compactuaram com a barbárie indescente...

Somente iguais deformados completos tomam conhecimento de tortura sem indignar-se...

Tortura contra indefeso é o crime mais brutal de qualquer civilização animal...
Torturador é um ser repugnante...

Torturador é merecedor de todos nossos ódios e toda amplitude do abraço da Lei...




Jorge Schweitzer





2 comentários:

  1. Procuro pelo filho do General
    Nome Euclides de Oliveira Figueiredo Neto
    Informação 21-9 99849805 Araujo (ESG)

    ResponderExcluir
  2. Não vi as fotos. Sou neta de Álvaro Guimaraes Figueiredo o verdadeiro irmão de Joao Batista Oliveira Figueiredo e não primo como minha avó Ottilia Figueiredo dizia,pois em Portugal a origem do nome Figueiredo só tem uma mãe. E lá Joaquim Caetano de Figueiredo , barão do Sal, só teve um filho Caetano, Joaquim Caetano de Figueiredo, pai de Álvaro Guimaraes de Figueiredo. Finalizando as falsificações feitas no cartório do Braz e Sta Efigênia, juntamente com o do RJ , permitiram guardar uma mentira por 117anos....Até reconhecer minha verdadeira genealogia e as duas mulheres do homem, com seis filhos em Portugal e seis no Brasil. Mas lá o Figueiredo não tem herdeiro. E aqui também. Isto é uma afronta, pois nunca deixarei de ser neta de criação da minha avó e avô e é péssimo ver tantos judeus utilizando nome que não pertence a sua genealogia e genética. Dulce era uma pessoa maravilhosa e João Figueiredo,como Pedro, Guilherme e todos. Nunca apoiaram a tortura, mas eram rígidos com traficantes e assassinos e psicopatas...

    ResponderExcluir