sábado, 25 de junho de 2011

Wanderson dos Santos de Assis, 19 anos => Baleado em tiroteio na Comunidade Danon (quando desapareceu o menino Juan de Moraes) trabalha e estuda

.



Aline Custódio e Thamyres Dias

Wanderson dos Santos de Assis, de 19 anos, foi baleado três vezes pelas costas num beco da comunidade Danon, em Nova Iguaçu, por volta das 20h30m da última segunda-feira, durante um confronto entre PMs do 20º BPM (Mesquita) e traficantes. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cabuçu, para onde foi levado, acabou preso em flagrante por policiais que participaram da operação. Transferido para o Hospital Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, é mantido sob custódia pela polícia, e responde por tentativa de homicídio.

O trecho acima traz fatos que sustentam a versão da polícia: Wanderson seria traficante, estava com um revólver e um radiotransmissor e havia trocado tiros com os PMs. Desde ontem, porém, essa história foi posta em xeque. Onde os PMs disseram haver um revólver calibre 38 — apresentado na 56ª DP (Comendador Soares) como sendo de Wanderson —, havia, segundo os pais do jovem, uma marmita, que ele trazia da doceria onde trabalha desde junho de 2010.

Onde a polícia afirmou haver um traficante, há um repositor de doces, que também é aluno do 9 ano do programa de Educação de Jovens e Adultos no Colégio Vetor, de acordo com declaração dada pela escola.

Perto de Wanderson, no momento em que ele foi baleado, estavam os irmãos Weslley Felipe de Moraes, de 14 anos — que se abrigou numa casa, mesmo atingido por dois disparos —, e Juan de Moraes, de 11, desaparecido desde o tiroteio.

O porteiro José Antônio de Assis, de 59 anos, pai de Wanderson, diz que o filho, após ser baleado, ligou para ele pedindo ajuda. O pai socorreu o rapaz numa casa onde o jovem se abrigou e o levou para a UPA. O registro na unidade confirma que foi José Antônio quem levou o filho ao local. O porteiro afirma ter dito aos PMs que o filho não era bandido.

Patrão de Wanderson, Jamil Seoud elogia o rapaz:

— É um funcionário exemplar, de segunda a sábado, das 8h30m às 18h30m.

Wanderson dos Santos de Assis Foto: Reprodução / Aline Custódio

Segundo o delegado titular da 56ª DP, Cláudio Nascimento, no registro feito na delegacia os PMs apontam como sendo de Wanderson o revólver e o radiotransmissor encontrados no local. O jovem não tem antecedentes criminais.

A nota da assessoria da PM, enviada na quarta-feira, informava que o “20º BPM (Mesquita) realizou uma operação na Estrada de Madureira para checar denúncias de tráfico de drogas, na madrugada de segunda-feira. Houve um breve confronto e um homem acusado de pertencer ao tráfico de drogas ficou ferido. Com ele foi apreendido um rádio transmissor e um revolver cal 38”.

Todavia, o próprio comandante do 20ºBPM (Mesquita), coronel Sérgio Mendes, diz que o dono da arma é outro:

— O radiotransmissor e o revólver pertenciam a um homem conhecido como Igor, que morreu durante o confronto. Ele seria um dos gerentes do tráfico do Danon.






Um comentário:

  1. QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA,QUE O MENINO APAREÇA E QUE OS INOCENTES SEJAM RECONHECIDOS COMO TAL.WANDERSON TENHA FÉ POIS A JUSTIÇA SERÁ COMPRIDA E EM BREVE VC ESTARÁ LIVRE DESSA SUJEIRA TODA.SAÚDE, PAZ NO CORAÇÃO E FÉ QUE SEI PELA RELIGIOSIDADE DA FAMÍLIA QUE VC CONFIA NA AÇÃO DO CRIADOR.

    ResponderExcluir