domingo, 28 de agosto de 2011

Bondinho Santa Teresa foi atingido por ônibus antes do acidente, afirma secretário Julio Lopes






Rodrigo Teixeira
Especial para o UOL Notícias


O secretário Estadual de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, Julio Lopes, disse em entrevista coletiva no final da noite deste sábado (27), que o bondinho de Santa Teresa que descarrilou matando cinco pessoas e ferindo mais de 50 foi atingido por um ônibus uma hora antes do acidente e, mesmo assim, o motorneiro decidiu seguir viagem.

“Existe um registro policial dessa colisão, o bondinho foi atingido por um ônibus, cerca de uma antes do acidente, por volta de 15h. Vamos verificar se houve algum comprometimento, entretanto o motorneiro decidiu seguir viagem” afirma o secretário.

A Secretaria Estadual de Transportes do Rio promete apurar com rigor o ocorrido e diz que o condutor do bonde era experiente. “Temos que ter todo rigor na apuração deste acidente, vamos apurar com toda a transparência possível. As primeiras informações que recebemos é que o bonde estava superlotado, com um número muito acima da sua capacidade. Vamos pedir o auxílio também ao Crea-RJ”, afirma Julio Lopes.

O bondinho ficará paralisado até que as causas do acidente sejam apuradas. Segundo o secretário, um estudo já era feito para se fechar o bondinho, retirar os estribos para se aumentar a segurança dos passageiros, mas se levava em conta a questão “cultural” de pegar o bondinho em movimento.

“Adequar a operação dos bondes também é prioridade, precisamos operar dentro do seu padrão de lotação , as pessoas precisam respeitar isso e entender que o trânsito em Santa Teresa já não é mais o mesmo, devemos levar em conta o fluxo de caminhões e ônibus pelas ruas do bairro”, finaliza o secretário.

O serviço de bondes no Estado do Rio de Janeiro é de responsabilidade de uma empresa estatal, Central, que anunciou que o trecho onde aconteceu o acidente havia recebido uma reforma recentemente.

De acordo com Fábio Pepedina, diretor de engenharia da Central, os bondinhos suportam de 36 a 38 pessoas e a informação preliminar é de que ele estava lotado. “Por ser aberto, ele é vulnerável, cabe a pessoa que conduz o bonde verificar o número de passageiros, mas ele também é uma vítima do acidente”, disse Pepedina.





Nenhum comentário:

Postar um comentário