terça-feira, 30 de agosto de 2011

Fiocruz compra sistema Alert por R$ 365 milhões sem licitação





Saúde Web

O instituto Fiocruz, vinculado ao Ministério da Saúde, comprou por quase R$ 365 milhões, sem licitação, um sistema de gestão de dados da empresa portuguesa Alert. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

De acordo com a reportagem, o contrato, que prevê transferência de tecnologia, visa integrar dados da rede pública de saúde e criar prontuários eletrônicos para os pacientes do SUS, que poderão ser acessados pela internet.

Empresas no mercado oferecem sistemas parecidos no Brasil como, por exemplo, MV Sistemas e Totvs. O contrato foi publicado no “Diário Oficial” do dia 8 e sua vigência é de cinco anos.

A Folha apurou que há menos de um mês, Augusto Cesar Gadelha Vieira, diretor do departamento de Informática do Datasus, e Paulo Ernani Gadelha Vieira, presidente da Fiocruz, viajaram a Portugal para conhecer os serviços da empresa.

OUTRO LADO

O Saúde Web entrou contato com as instituições envolvidas e aguarda um pronunciamento oficial.

No entanto, segundo reportagem da Folha, o vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz, Pedro Barbosa, disse que a Alert foi escolhida por requisitos técnicos e ter a certificação internacional IHE (Integrating the Healthcare Enterprise).



PS: Na boa, eles estão perdendo o senso de limites... JS







Nenhum comentário:

Postar um comentário