sábado, 22 de outubro de 2011

Estive hoje (sábado 22/10/2011) na Manifestação 'Ocupa Rio' na Cinelândia

.

































.
Neste ultimo sábado (dia 15), um grupo de aproximadamente 150 pessoas ocupou a praça da Cinelândia no Rio de Janeiro, unindo-se às manifestações globais do dia 15 de Outubro. Devido a uma série de contratempos, não levantamos acampamento, como foi feito em Copacabana e no Vale do Anhangabaú, na capital paulista. Apesar disso, nos mantivemos organizadxs e formamos grupos de trabalho (GTs), dividindo as tarefas para organizar uma nova ocupação, no sábado (22 de outubro), e desta vez, para ficar!

O movimento se propõe apartidário, mas isso não exclui a possibilidade de pessoas que pertencem a partidos participarem (e nós queremos isto!), porém sem carregarem as grandes bandeiras de seus respectivos partidos. Temos idéias diferentes, pluralidade de pensamento, e estamos abertos a quaisquer opiniões. É só chegar! Estamos acordando, e não estamos satisfeitos com o que está acontecendo com o mundo. Governos, corporações e instituições financeiras controlam nossas vidas, relegam muitos à miséria e à falta de opção, destroem a natureza. Não queremos mais esse sistema.

Queremos fazer uma ruptura crítica com o sistema financeiro, buscamos a valorização da participação política individual (como questionamento a politica representativa), precisamos da revisão de procedimentos públicos (como salários de políticos e licitações não feitas ou feitas inapropriadamente) e um investimento inteligente na área de educação pública (partindo do ensino de base até o superior).

Nós brasileiros temos muito do que reclamar, e muito para mudar: temos um código florestal que permite o aumento da destruição do meio ambiente, sendo na prática um código do desmatamento; os bancos e empreiteiras deitam e rolam com o dinheiro dos contribuintes; a educação está um caos; muitas famílias e comunidades estão sendo removidas à revelia devido às obras para a Copa e para as Olimpíadas; impactos causados por grandes obras para a geração de energia elétrica não-sustentáveis; nossa alimentação é envenenada (o brasileiro é o povo que mais consome agrotóxicos); a saúde pública está falida; nosso sistema político trabalha pelo mercado e para o mercado, em detrimento da população que oprime; a corrupção é generalizada e crônica por conta de um inúmero tipo de corruptores, que usam o poder aquisitivo como arma para a corromper; entre outras muitas demandas!

Ocupa Rio!

A casa caiu! Levante sua barraca!

Email:: ocupario em riseup.net
URL:: http://ocupario.intergalactico.org






Um comentário:

  1. Cidadania não se cobra ("Não sou cliente, sou cidadão"), se constrói a cada ação, a cada momento. Não é fácil construir a cidadania, pois há interesses em conflito, diferenças de visões de mundo, diferenças de atitudes que são, às vezes irreconciliáveis. Só cobrar dos governantes - ou de quem quer que seja - é a atitude de quem não está disposto a ser o móvel, o artífice da mudança.

    ResponderExcluir