domingo, 30 de outubro de 2011

Márcio Pereira dos Santos, o morador de rua que possui celular (21-7530.7049), cartão de banco e utiliza internet

.



Ontem estive com o Márcio Pereira dos Santos...

Ali perto da Central do Brasi, debaixo de uma marquise onde passa a noite...

Gravei uma longa entrevista com ele, mas...

Depois lembrei que o Youtube somente suporta 15 minutos de imagens...

Quando eu transmito on-line não tenho este limite...

Como o Márcio queria explicar com detalhes a situação que os moradores de rua enfrentam com o poder público quando são abrigados eu o deixei a vontade sem atentar para o raio dos 15 minutos...

Como não tenho ferramenta para partilhar o vídeo, se alguém souber fazer isto é só avisar que envio o arquivo...

Então...

Depois em que o Márcio apareceu em talk-show e em páginas de jornal eu achava que alguém iria lhe ajudar dando um trabalho...

Nada...

Márcio Pereira dos Santos continua como morador de rua apesar de toda exposição...

Márcio Pereira dos Santos é um caso típico de pessoa que perdeu o rumo social e pode ser facilmente reintegrado...

Se o Estado não tem competência para incluir socialmente o Márcio Pereira dos Santos melhor parar definiticamente de recolher mendigos, alojá-los e devolvê-los à rua numa clássica operação seca-gelo...

Passei em duas ocasiões pelo local onde o Márcio dorme e por volta de 9 horas da noite ele e seus companheiros ao lado já estavam dormindo para acordar por volta de 5h 30min do dia seguinte, conforme me informou...

Márcio não estava cheirando a álcool, nem alterado ou revoltado com sua situação quando eu cheguei e ele fumava seu hollywood antes de deitar sobre seu carrinho...

Ainda não alcancei porque o prefeito Eduardo Paes não convoca o Márcio Pereira dos Santos para trabalhar fazendo ponte entre moradores de rua e o serviço social da Prefeitura do Rio de Janeiro já que ele tem facilidade de comunicação com o público alvo e é articulado o suficiente para comunicar-se com assistentes social...

O Márcio me deixou seu telefone e vou cometer a indelicadeza de publicar com a finalidade de alguém fazer contato e ajudar o Márcio lhe dando um rumo na vida...

O telefone celular do Márcio Pereira dos Santos é (21) 75.30.70.49

Márcio não me pediu nada, eu que estou sugerindo...

Acho mesmo que a Prefeitura do RJ está desperdiçando oportunidade ímpar de fazer do Márcio Pereira dos Santos um exemplo de reintegração social para que outros moradores de rua possam seguir como exemplo...

Enquanto eu conversava com o Márcio outro morador de rua falou sobre o probrema de drogas e alcoolismo entre eles...

Todos sabem que isto é padrão por lá e eles têm consciência que a recuperação é muito difícil...

Espero que o Márcio Pereira dos Santos seja procurado por alguém que lhe estenda a mão...

Existem situações que somente com ajuda alheia é possível reerguer...

Boa sorte ao Márcio Pereira dos Santos...



Jorge Schweiter



PS: Logo após postar o texto acima, consegui acertar o vídeo do Márcio. Aí está:





Um comentário:

  1. a entrevista do blog ganhou de 1.000.000 a 0 da entrevista da tv, que fez brincadeiras desnecessárias e sem graça e não revelou a importância do relato deste morador de rua...como sempre, a tv apela, não diz nada...triste...parabéns ao blog

    ResponderExcluir