quarta-feira, 25 de abril de 2012

Aviso aos Navegantes!







Por vezes o tempo me passa rápido...

Noutras nem tanto...

Impossível rever todos meus silêncios ou descansar nos desenhos rabiscados por aqui...

Não sei ao certo quando coloquei uma faixa na entrada de Copacabana...

Acho que mais de um mês, talvez dois...

Estava por lá até hoje...

Foi retirada!

Calma...

Eu mesmo retirei!

É que estava já suja da fuligem dos carros e barro que a chuva e o vento tratou de colar no nosso recado estendido...

Eu sempre passava por lá e dava uma arrumada para não permitir que nossa assinatura pública se apresentasse rasurada...

Com dificuldades com meu alicate a cortar arames que a sustentavam em vários pontos demorei na operação já que não pretendia danificá-la para reaproveitar a mesma faixa..

Daí...

Um menino negro sem camisa parou de bicicleta quase ao meu lado:

- Tio, mandaram recado para você não retirar esta faixa!

- Quem mandou recado?

- O pessoal lá de cima!

Olhei para o céu...

Vi a favela inteira na entrada do túnel...


Expliquei que avisasse que sou o avô Max Tennyson
da menina Ben 10 da faixa e que irei recolocá-la novamente depois de limpa...

Ele foi embora sem entender e continuei...

Como meu carro estava no outro lado da rua atravessei com a faixa enrolada debaixo do braço meio cabreiro...

Caminhei...

Nem tão rápido que parecesse fuga nem tão lento que lembrasse provocação, lógico...


Só me faltava ser executado por um sniper com a faixa da Joanna debaixo do braço...

Tombado com um tiro no cornos na contramão atrapalhando o tráfego segurando uma faixa alva como se fosse a última, hehe...

Só me faltava...

Segurei o riso ao imaginar a possibilidade de ser confundido com 'inimigo' da faixa da Joanna e não me atrevi filmar a cena...

Mas, deu vontade...

Quando o menino falou do 'pessoal lá de cima' imaginei se tratar de algum arcanjo gauche...

Não era...

Claro que vocês podem estar a devanear sobre desígnios celestiais ou nossos guardiões das alturas a preservar as faixas da Joanna...

Negativo!

Ocorre que nas imediações, mas não tão próximas a esta, existem faixas convocando para bailes funk...

De qualquer forma eles sabiam que a faixa branca com letras pretas há tanto tempo por lá convoca para outro grande baile nos salões do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro...

Vou confeccionar uma maior ainda e afixá-la na mesma posição...

Meu agradecimento à quem lá do alto acompanha nossa construção:


A nos permitirem respirar...
Por nos deixarem existir...

Com certidão pra nascer e a concessão pra sorrir...
Pela fumaça e a desgraça, que a gente tem que tossir...
Pelos andaimes pingentes que a gente tem que cair...
Pela mulher carpideira pra nos louvar e cuspir...
E pelas moscas bicheiras a nos beijar e cobrir...
E, ufa:
Pela Justiça derradeira que enfim vai nos redimir...


Obrigado!



Jorge Schweitzer






PS: Lógico, os versos acima em italic são plágio do Chico; os da Jagagaca and Jibóia Exintor são da lavra do Dedeca... Fazer o quê? ... Ah, sim! Filmei a limpeza da faixa como quatro paredes sólidas, amanhã mostro prá vocês...







Um comentário:

  1. Legal saber que tem pessoas zelando pelo pedido de Justiça da Joanna.
    Que isso sirva de aviso para os babacas de plantão que vez ou outra aparecem aqui querendo te intimidar. Que eles nunca esqueçam qie a sociedade está do seu lado Jorge... do lado da Justiça!

    ResponderExcluir