domingo, 8 de abril de 2012

Sagrado silêncio

.
.

s



Meu pai morreu na véspera da Páscoa!

Mas...

Faz muito tempo...

Muito...

Também, não estou aqui para falar de coisas tristes no Dia da Páscoa...

Meu velho pai sempre tinha uma tirada espirituosa mesmo diante do caos...

E, nem era tão velho assim...

Tinha 54 anos quando se foi...

Eu fazia as contas e achava que não chegaria a idade dele com ano 2000 final de todos os tempos quando eu chegaria a 43...

Estou no lucro, já cheguei aos 56...

Ultrapassei limites...

Existem algumas fotos eu tomando chimarrão com meu pai e mais algumas ao seu lado...

Era muito raro alguém ter uma máquina fotográfica ou cuidado de registrar cenas para sempre...

Estas fotos não ficaram comigo, mas estão por aí...

Quando eu também me for, por favor, reproduzam...

Lembro muito dele lendo em sua cadeira ao lado da soleira da janela na casa que tinha na frente uma árvore de cinamomo e uma parreira; ao lado copos de leite, espadas de São Jorge e margaridas de todas as cores...

Meu pai era um leitor compulsivo...

Me dizia que eu só conseguiria entender o mundo viajando ou lendo...

Seus longos silêncios me proporcionaram observar o que não aconselhava...

Porém...

Como todo adolescente também fiz muita mierda...

Mas...

Quando meu pai morreu não existia nenhuma frase capaz de me conformar até que...

Era logo depois de minha cruel Sexta Feira da Paixão...

Uma senhora recatada, vizinha nossa, viuva há tempos...

Toda vizinhança não compreendia tão escultural e solitária...

Me deu longo e apertado abraço muito emocionado comovida com meu sofrimento sem fim:

- Jorge, que você tenha uma Feliz Páscoa tão linda quanto seu pai teve!

Era o click que faltava para eu voltar à realidade em meio da minha dor imensurável...

Só mesmo uma frase simples de Feliz Natal da dona maravilhosa que povoava todas piores e melhores viagens eróticas da minha adolescência e que se aproveitou, graças a Deus, da minha carência funeral...

A cada vez que eu tentava confessar quanto todos a desejavam nua me dava mais gole de vinho branco (putz) licoroso...

Passei aquela Páscoa feito um coelho...




Jorge Schweitzer






PS: Acham que estou contando vantagem? Nada! Como eu era adolescente ela deve ter mais de setenta e cinco...






Nenhum comentário:

Postar um comentário