sexta-feira, 8 de junho de 2012

As armas do Marcos Kitano Matsunaga




Desconheço que permitido qualquer cidadão ter sob sua cautela armamentos de uso exclusivo de forças armadas...

É crime!

O delegado do caso Elize Matsunaga deu entrevista avisando que existem outros colecionadores até com mais de 30 armas como as de Marcos...

Não deve estar correto...

Pelo que consta colecionadores podem possuir armas potentes somente como decoração desativando o dispositivo de disparo dos objetos...

Tempos atrás existia um cidadão que colecionava tanques de guerra e veículos militares expondo em um terreno, então baldio, da Rua Cosme Velho na saída do Laranjeiras do Túnel Rebouças...

Isto foi há uns 25 anos...

Só que, todas metralhadoras das torres dos tanques eram inoperantes...

Existe restrição até mesmo à policiais portarem armas fora de especificação, quanto mais um civil...

Policiais militares fora de serviço não podem portar pistola .40 apesar de possuirem porte de arma...

Existem regras rígidas, caso contrário qualquer sujeito maluco pode montar um exército de milicianos e criar um poder paralelo como ocorre com o Hezbollah no sul do Líbano...

Comprensível tentativa de preservar a memória Marcos Matsunaga que foi vítima de um crime brutal, mas há de se aproveitar o episódio para rever esta questão de 'colecionares' armados até os dentes numa sociedade organizada...




Jorge Schweitzer







13 comentários:

  1. Caro Jorge, você está totalmente desinformado e preconceituoso sobre o assunto.
    Armas para tiro esportivo e coleção são de alçada do Exército, que autoriza ou não ao cidadão que cumprir uma vasta gama de exigências complexas e caras, poder possuir até 12 armas para tiro esportivo e um número ilimitado de armas dos mais variados calibres para coleção, não necessitando estarem inoperantes.
    Pode-se ter até um tanque de guerra sim, desde que cumpra com as exigências.
    Como você disse, existem regras rígidas que regulam a posse de armas e essa só é liberada, por que vivemos em uma sociedade organizada e democrática, apesar do governo e alguns veículos de mídia tentar mudar isso.
    Estes tentam transformar quem possui armas em bandidos, tomando-as, assim estes estarão incapazes de reagir, diante de suas agressões, golpes e abusos.
    Lamento sua visão, mas se quiser entender um pouco mais sobre a legislação procure o R-105 que legisla sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Sr. Jorge,

    infelizmente sua visão/percepção sobre o assunto está equivocada.

    Sugiro a leitura da legislação que trata sobre o assunto de colecionismo de armas de fogo. O endereço do site do Exercito Brasileiro que trata de tal assunto é: http://www.dfpc.eb.mil.br/index.php?option=com_content&view=article&id=61&Itemid=56

    Vale ressaltar também a importância da leitura do R-105, disponível na pagina do DFPC (EB): http://www.dfpc.eb.mil.br/index.php?option=com_content&view=article&id=77&Itemid=56

    ResponderExcluir
  3. Bom, pelo que li o senhor se mostra um profundo desconhecedor sobre o tema.
    A atividade de colecionismo de armas de fogo é regulada pelo Exército Brasileiro.
    O local de guarda das armas do colecionador é regularmente vistoriado pelo exército, bem como suas peças de coleção.
    Outra coisa: Faça um favor à sociedade organizada e mude seu foco para as armas ilegais e impunidade.
    Estes sim são os verdadeiros inimigos desta sociedade organizada.

    ResponderExcluir
  4. Antes de tecer comentários absurdos e eivados de ignorância sobre o asunto "armas", o senhor deveria se informar. O Brasil tem uma das legislações ,das existentes no mundo, mais restritivas sobre armas de fogo.
    Nunca li tanta bobagem num texto só.

    ResponderExcluir
  5. Neto,

    Explica melhor

    "Estes tentam transformar quem possui armas em bandidos, tomando-as, assim estes estarão incapazes de reagir, diante de suas agressões, golpes e abusos." ...

    Pelo que entendi você possuir armamento pesado é para reagir contra quem não concorda com este privilégio ou não?

    Ficou confuso...

    JS

    ResponderExcluir
  6. Jorge, disse que o governo com propósitos obscuros e parte da mídia, quer transformar quem possui arma legalmente em bandido, impedidndo o cidadão de reagir à um abuso.
    Os que possuem vários calibres de armas ou "armamento pesado" são uma quantia ínfima, as tem porque gostam, como uma paixão.
    Os nossos governantes não querem deixar que ninguém tenha arma para sua defesa pessoal, algo que a constituição nos permite, não provendo uma segurança pública eficiente.
    Entenda que reagir armado é num caso exttremo e não seriam colecionadores que se levantariam contra, mas sim a população.

    ResponderExcluir
  7. É Sr Jorge...
    "Deus fez os Homens, o Coronel Colt os igualou"...
    Como vivemos numa sociedade restritiva, aceitamos esse sem fim de privações de direitos que vão desde uma proibição de propaganda de cigarros ao direito de defesa...
    Melhor todos terem que só alguns.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom: 'Cel Colt os igualou'...

    Também sou a favor que todos tenham direito de possuir uma arma para defender a si e sua família...

    Abraço,

    JS

    ResponderExcluir
  9. Sr Anônimo,
    Samuel Colt nunca foi coronel!
    O criador do revolver moderno, foi um inventor e industrial americano do XIX, portanto, ele jamais possuiu tal patente..

    ResponderExcluir
  10. Taí um debate de quem entende do assunto...

    JS

    ResponderExcluir
  11. Desinformado e tendencioso seu post.
    Nota Zero

    ResponderExcluir
  12. Senhores, o autor do texto tem direito à opinião e à desinformação, ninguém nasce sabendo, cumpre a nós colocarmos nosso posicionamento, sem qualquer tipo de ofensa a ambas as partes.

    O Brasil possui uma das legislações mais rigorosas de compra e venda de armas e munições de quaisquer espécie no mundo todo. Ao contrário de muitos, acho importante o controle, o problema esta na burocracia e nos abusos de autoridade.

    O Exercito, por meio do R-105 define quais as armas de uso permitido a cidadãos, atiradores, colecionadores, forças policiais e militares.

    Armas de uso permitido a civis são registradas e controladas pela Polícia Federal. Antes do Estatuto do Desarmamento estas armas eram controladas pelas Polícias Civis de cada Estado.

    A liberação de armas de calibre a atiradores, colecionadores, forças policias e militares são controladas pelo exercito.

    Os policiais, guardas civis municipais, e agentes penitenciarios, caso não sejam atiradores e/ou colecionadores submetem-se na compra de armas a policia federal.

    Apenas as armas curtas submetidas a policia federal são passíveis de emissão de porte de armas.

    Desde o Governo Lula, o exercito passou a dificultar a liberação de autorizações de compra e venda a atiradores e colecionadores.

    Já a Policia Federal passou a restringir o comercio de armas novas e a transferencia de armas usadas, o que na verdade incentivou o comécio ilegal.

    PÇor outro lado se facilitou a aquisição a Juizes e membros do Ministerio Publico, membros do poder executivo e seus assessores, membros do poder legislativo e seus assessores, oficiais de justiça, fiscais da receita federal e fiscais do ibama.

    A Receita Federal e Ibama tem agido com fiscais armados como se fossem policiais, com poder de policia.

    Logo qualquer politico pode ter acesso a porte de armas. Ao contrário, verifique quantos portes de armas foram concedidos a civis e policiais como civis. Tire suas próprias conclusões.

    Atiradores e colecionadores não tem porte e não podem manter armas carregadas para impedirem que suas armas sejam roubadas por criminosos. Mas fazem juramento junto ao Exercito de disporem a si e suas armas particulares para a defesa da Pátria caso o Exercito não consiga.

    Vale lembrar que as armas militares de colecionadores devem ter 40 anos de uso e não podem estar em emprego em forças armadas modernas.

    Ah, o Matsunaga era atirador e colecionador registrado. A AR-15 é uma carabina de uso civil, não é uma arma de uso militar, muito empregada em caça por mulheres e jovens menos de 18 anos nos EUA devido ao baixo recuo e preço.

    Cada vez que se adquire uma arma nova, ou na sua renovação de autorização (mesmo o registro no exercito não é vitalício, vale 3 anos), é necessário se fazer exame psicotecnico, exame de proeficiencia de tiro, exame psicologico com medicos credenciados pelo governo.

    Atualmente, atiradores esportivos, olimpicos inclusive, no país inteiro estão sem poder atirar e praticar, por falta (dificuldades de meses para se obter) da licença de transporte das armas (GTs) aos estandes de tiro, falta de liberação de autorização de comnpra de peças de manutenção como parafusos, munição ...

    Muitos defendem que armas só servem para matar e caçar, mas se esquecem que modalidades olímpicas de hoje como o arco, o dardo, o disco, a esgrima, a luta greco romana, judo, taek won do, foram tecnicas voltadas para a guerra no passado, assim como outras artes marciais.

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Sobre a mídia tendenciosa, trata-se de posicionamento dos editoriais, sabe-se que à época dos debates do referendo sobre as armas, a maioria dos meios foi a favor do desarmamento civil.

    O ator Wagner Moura (Capitão Nascimento) do fuilme tropa de elite já se manifestou a favor de que só o Estado deve possuir armas.

    Recentemente numa novela da globo, o personagem vai a um estande de tiro e compra um fuzil potente com luneta. A idéia é de que quem é atirador e colecionador basta ir a um clube de tiro e comprar armas de alto calibre. A realidade é outra e conheço atiradores registrados e que fazem uso de tiro olímpico que estão esperando autorização para uma carabina de calibre .22 há quase 1 ano (usada nos EUA e Europa para caçar coelhos, esquilos, ratos em fazendas).

    Assim como em vários esportes, o tiro olimpico, é muito recomendado a jovens. No Brasil, graças a umna lei apoiada pelo nosso querido jogador de futebol Romário, os jovens precisam entrar na justiça com liminares para poderem praticar o esporte, uma vez que agora menores de 25 anos não podem entrar em estandes de tiro. Considerando que maiores de 18 anos podem comprar armas de pressão ate o calibre 6mm, mas não podem atirar em estandes, a lei incentiva que as pessoas atirem em casa ou em lugares inapropriados, causando risco de acidentes. Veja, a lei esta sendo feita por pessoas que não atiram no esporte e não são sérias.

    Há um projeto de lei tentando regulamentar melhor, sem ideologias, de forma um pouco mais tecnica.



    Por outro lado, veja meu caso pessoal. Fui testemunha de uma tentativa de latrocinio numa avenida em São Paulo. Como cidadão, apresentei-me como testemunha. Hoje recebo ameaças de morte. Não pedi porte de armas até porque não tenho arma de fogo (é extremamente caro ter uma arma, não tenho condições financeiras para tal). Atiro esportivamente com armas de pressão (chumbinho) em estandes de tiro e participo de campeonatos. A unica coisa que fiz foi solicitar um colete a prova de balas de uso permitido. Desde o ano passado estou aguardando autorização da Polícia Federal, até lá, não posso retirar o colete da loja. Fico assim apenas nas mãos de Deus.

    ResponderExcluir