quinta-feira, 26 de julho de 2012

GM Bruno Sérgio Guimarães Vs skatista Pedro Henrique Ribeiro da Silva, o Neném




O Globo

Enquanto o prefeito Eduardo Paes anunciava em Londres o afastamento do guarda municipal acusado de agredir um skatista no Parque de Madureira, o guarda Bruno Sérgio Guimarães registrava queixa de lesão corporal na 29ª DP (Madureira), alegando ter sido atingido pelo skatista Pedro Henrique Ribeiro da Silva, conhecido como Neném, de 16 anos, que saltara para fora da pista de skate, no parque, na última terça-feira. A informação foi dada ao blog do colunista do GLOBO Ancelmo Gois pelo delegado titular da 29ª DP, Rui Barboza de Souza, que vai encaminhar o caso para o Juizado Especial Criminal. Segundo a Polícia Civil, agentes da 29ªDP estão em contato com a administração do Parque de Madureira para tentar obter imagens do conjunto de câmeras de segurança da mais nova área de lazer da região.

O guarda municipal, que foi acompanhado de outros guardas, que serviram de testemunhas do episódio, alega ter advertido o jovem várias vezes para que parasse de fazer manobras imprudentes. Ele se antecipou e se apresentou como vítima na delegacia. O delegado lembrou que o crime de lesão corporal é considerado de menor potencial ofensivo e, por isso, vira um processo no Juizado Especial Criminal. O delegado disse, ainda, que Pedro Henrique será intimado a depor pela acusação de lesão corporal. Até o momento o skatista não foi à delegacia prestar queixa contra o guarda.

Nesta quinta-feira, o skatista contou que foi agredido por mais de um agente da Guarda. A agressão foi gravada em vídeo, que está circulando no YouTube e foi divulgado no blog do colunista Ancelmo Gois. O agente que aparece nas imagens colocando o pé na frente do rapaz para que o rapaz caia será demitido, e uma sindicância vai investigar a participação de outros agentes no episódio. Leonardo Rodrigues, amigo de Pedro Henrique, conta que também foi agredido por dois guardas municipais durante a confusão:

— Quando Pedro caiu, eu tentei ajudá-lo, tirando o guarda de cima dele. Então, vieram dois guardas, um me deu uma gravata, e o outro me deu uma chave de braço - afirma Leonardo, que acrescenta que essa não teria sido a primeira vez que guardas municipais agiram de forma agressiva no local.

Pedro diz que está bem, embora tenha machucado uma das mãos, o cotovelo do braço esquerdo, um dos ombros e uma das pernas.

— Fiquei o tempo todo de cabeça baixa. Só ouvia meus amigos gritando para os guardas pararem de me bater. Eu fiquei todo ralado, mas não foi preciso ser medicado em nenhum hospital. Estou sentindo um pouco de ódio daqueles que me agrediram, principalmente do guarda que colocou a perna na frente quando eu estava concluindo um salto. Eu me desequilibrei e cai de cara no chão, já fora da pista — diz o skatista.

Neném afirma que o guarda colocou a perna com o propósito de fazer ele cair, ou seja, de não permitir que finalizasse a manobra. Ainda de acordo com Neném, ao cair no chão, o guarda que aparece no vídeo prendeu a sua cabeça nas pernas dele e não o deixou levantar. O jovem conta, ainda, que o agressor passou a agredi-lo com socos e tapas em seguida. Neném, porém, acrescenta que o mesmo guarda que o agrediu já tinha proibido que ele saltasse de skate, alegando que ele poderia machucar alguém ao sair da rampa:

— Pensei que o guarda não fosse se importar caso desse eu saltasse novamente da rampa. Pedi até um amigo para ficar vigiando para que eu não atingisse ninguém.

Por essas e por outras, o pai do rapaz, o metalúrgico Stélio Lopes da Silva, afirma que vai processar a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Ele já recebeu orientação de um advogado para ir à delegacia de Madureira, para fazer o registro policial de lesão corporal contra o filho dele.

— Esse será o primeiro passo para que possamos entrar na Justiça - conta ele, que deu vários socos na parede de sua casa, no bairro Casa de Pedra, em Volta Redonda, no Sul Fluminense, quando assistiu pela internet ao filho sendo agredido pelo guarda municipal.



PS: Ok! Agora fica mais compreensível porém sem diminuir a desqualificação do GM em interceptar um salto no ar que poderia ter consequências sérias... Houve praticamente um desafio em saltar para fora da rampa e o Guarda Bruno Sérgio resolveu interceptar da pior maneira possível... Adolescentes como Pedro gostam destes desafios e foi incentivado pelos outros colegas... Skate possui esta característica transgressora dos limites e o GM Bruno Sérgio Guimarães não está apto à sua função... Partir para porradaria pública contraria sua função, o GM deveria pedir reforço da PM se acreditasse realmente que a transgressão oferecia risco à terceiros... Enfrentar a turba lhe colocou exposto até mesmo a ser linchado em praça pública... Se fosse na Vila Cruzeiro, Morro do Adeus, Mangueirinha ou no Mandela II pouco provável que o bravo Bruno Sérgio Guimarães se arriscaria a tanta valentia... GM Bruno Sérgio Guimarães se tornou alvo preferencial de todos que condenam métodos truculentos da instituição que ainda não distinguimos com lucidez qual real função... JS


Nenhum comentário:

Postar um comentário