segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Torturadores: Se não há punição há 'escracho'





"Cerca de 50 jovens do movimento Levante Popular da Juventude realizaram na manhã desta segunda-feira, dia 14 de maio, um protesto contra o torturador José Antônio Nogueira Belham, em frente a sua casa, no Flamengo, Zona Sul do Rio de Janeiro, na rua Marques de Abrantes, 218.

Com o intuito de chamar a atenção da sociedade sobre a importância da Comissão Nacional da Verdade, que tem por objetivo investigar os crimes cometidos por agentes de Estado (torturas, assassinatos, sequestros) no período da Ditadura Militar (1964-1985), os manifestantes promoveram um ato de escracho/esculacho contra Belham para denunciar suas ações enquanto torturador do Regime Militar.

Belhan, envolvido nas torturas como colaborador e informante, foi o chefe do DOI-CODI do Rio (Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna), um dos órgãos de repressão do governo brasileiro durante o regime militar. Dentre as inúmeras torturas e assassinatos cometidos em sua repartição está a do engenheiro civil e militante pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) Rubens Paiva, como citado no livro A Ditadura Escancarada (p. 326), de Elio Gaspari (2002).

O caráter da ação, conhecida como “escracho”, baseia-se em ações similares as que acontecem na Argentina e no Chile, em que jovens fazem atos de denúncias e revelações dos torturadores que continuam soltos e sem julgamento de suas ações durante a Ditadura Militar.

O Levante, na ambição de ter a verdadeira história do nosso país revelada, vai continuar denunciando os torturadores e lutando pela justiça até que sejam todos eles julgados. Se não há justiça, há escracho."

http://ong.portoweb.com.br/
MOVIMENTO DE JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS
Av Borges de Medeiros 340/ 9º andar
Centro Histórico - Porto Alegre, RS
CEP: 90020-020
E-Mail: mjdhbr@gmail.com
Fone: (51) 3221-9130


PS: Estou tentanto contato com eles aqui no RJ... Estão ocorrendo 'escrachos' por aqui contra torturadores com pixações, buzinaços e discursos com megafone na portaria de seus prédios e locais onde trabalham além de panfletagem para que todos conheçam o crime do vizinho oculto na impunidade... A idéia é ótima... Apesar de ditos períodos democráticos um serventuário da Justiça do RJ torturou uma criança até morte e continua aboletado dentro do Forum na Avenida Antonio Carlos debochando dos parentes e familiares da vítima Joanna Cardoso Marcenal 5 anos de idade... JS






Um comentário:

  1. EU GOSTARIA DE ESCRACHAR E ESCULACHAR ESSE CIDADÃO NO SEU TRABALHO...

    ResponderExcluir