quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Vídeo mostra policial levando mochila que conteria dinheiro do assalto ao Restaurante Brasa Gourmet na Tijuca







Corregedoria e Polícia Civil apuram destino de R$ 11 mil levados do estabelecimento. Vídeo amador que mostra momento em que mochila é retirada por policial é analisado

POR João Antonio Barros


Rio - O assalto ao Brasa Gourmet, há duas semanas, na Tijuca, deixou três mortos e uma dúvida que começa a ser esclarecida: onde foram parar os R$ 11 mil roubados do cofre do restaurante.

Imagens feitas por cinegrafista amador mostram o exato momento em que a mochila onde os ladrões transportavam o dinheiro recolhido dos cofres acaba nas mãos de policiais do 4º BPM (São Cristóvão). Os quatro agentes envolvidos na ação são investigados pela Corregedoria da PM e pela Polícia Civil.

Bandidos assaltam restaurante na esquina das ruas Mariz e Barros com Professor Gabizo e trocam tiros com a PM. Três criminosos acabam mortos
A sequência de cenas registra a chegada da segunda equipe de policiais do 4º BPM ao Brasa Gourmet, na Rua Mariz e Barros, segundos após colegas de farda participarem da troca de tiros e perseguição aos assaltantes.

São três agentes, perfilados junto à parede do restaurante, que vão em apoio e têm a missão de verificar se ainda existem ladrões ou feridos dentro do comércio. Mas os PMs param na calçada, perto da porta e diante do corpo de Antônio Barbosa Rodrigues, o Ceará.

De camisa xadrez, ele é o assaltante que aparece nas imagens do circuito interno de TV do restaurante com a mochila nas mãos e recolhendo o dinheiro do cofre.

Um dos PMs se abaixa e sai carregando uma mochila bem semelhante à usada pelos criminosos. Outro policial o acompanha.

Os dois policiaisseguem no sentido contrário à entrada do restaurante. É o local onde a equipe deixou a patrulha da PM ao chegar à ocorrência.

Menos de dois minutos após sair de cena, os dois PMs retornam ao cerco e entram no Brasa Gourmet. Mais policiais do batalhão chegam.

Dentro do comércio está morta Ivone Fernandes Mendonça, chefe da quadrilha. Outro ladrão, Reginaldo da Silva Cruz Neto, morreu no Largo da Ideia. Nenhum estava com o dinheiro.

Agentes e viatura identificados

Os quatro agentes envolvidos no suposto roubo a mochila dos bandidos foram identificados pela Corregedoria da PM. Com base na análise do vídeo, conseguiu-se inclusive chegar à patrulha usada pela equipe na operação.

A investigação é feita pelos agentes da 1ª Delegacia Policial Judiciária Militar (DPJM) e também pela 18ª DP (Praça da Bandeira).

Dois inquéritos foram abertos: um apura assalto, enquanto o outro analisa a ação dos PMs. No dia do crime, os únicos bens arrecadados no local pelos agentes e entregues na delegacia foram uma bolsa feminina e quatro armas.

Nos depoimentos, os funcionários relatam que somente dois homens pegaram na mochila durante o roubo: Antônio Rodrigues e Reginaldo Neto — os dois mortos na ação.

Mas as testemunhas asseguram que era Antônio o encarregado de levar a mochila. As gravações do circuito interno mostram que os dois assaltantes estavam armados e também que foram os últimos a deixar o escritório do restaurante.

As imagens do cinegrafista amador — cujo nome O DIA mantém em sigilo para preservar sua integridade — mostram também que os dois PMs, após se ‘desfazerem’ da mochila, retornam à cena pelo meio da rua até chegar ao restaurante.

A seguir, o cinegrafista filma os carros usados pelos policiais e o corpo do ladrão.



PS: Agora resta a Polícia localizar qual funcionário (ou ex) deu informações sobre rotina do restaurante... JS



Nenhum comentário:

Postar um comentário