terça-feira, 23 de outubro de 2012

Exposição "Impressionismo: Paris e a Modernidade", com obras do Museu d'Orsay, começa hoje (23/out/2012) no CCBB RJ







Uol 

Pela primeira vez, o Museu d’Orsay, um dos mais visitados do mundo e detentor da maior coleção impressionista, traz ao Rio de Janeiro obras seletas de artistas impressionistas em exposição que quer bater seu record de público e ultrapassar a meta de 300 mil visitantes em quase três meses de exposição. 

 Vinda de São Paulo, a exposição “Impressionismo: Paris e a modernidade” que abre para visitação nesta terça-feira (23), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) no Rio, apresenta um panorama rico e detalhado da pintura impressionista e pós-impressionista do século 19. 

 “Paris sempre foi uma Meca dos artistas, a exposição é um passeio por Paris sem precisar ir até a França” destacou o diretor-geral do CCBB no Rio, Marcelo Mendonça, em breve entrevista ao UOL durante o vernissage na noite desta segunda (22). 

 A expectativa para a exposição no Rio após desembarcar da capital paulista é “muito alta”, admitiu Mendonça. 

“Quando começamos a conversar com o Museu d’Orsay sobre este projeto há dois anos, nós pedimos que o museu fosse o curador desta exposição impressionista no Brasil. É uma exposição de primeira linha que inicia sua itinerância internacional aqui no Brasil e, em seguida, vai para Madri”, afirmou Mendonça. 

Em menos de dois meses em São Paulo, o público foi de 320 mil visitantes. Já no Rio, a exposição, que se inicia nesta terça (23) até 13 de janeiro de 2013, pretende alcançar a meta paulista e até superá-la. 

O diretor do CCBB no Rio garantiu que as enormes filas de espera de quase cinco horas em São Paulo não vão se repetir no Rio. 

“Devido a experiência de São Paulo, a gente se preparou muito bem. A capacidade do CCBB no Rio é três vezes maior”. 

 Segundo Mendonça, o tempo de espera pode ser de cerca de uma hora, pois cada uma das sete salas de exibição tem capacidade para 150 visitantes. 



PS: Eu até fui convidado para a vernissage que ocorreu ontem... Não compareci em razão que macho alfa não frequenta vernissage... Vernissage é coisa de baitola e mulherzinha... Pôs bueno... Agora, veja só minha cara senhôra, eis nossa oportunidade para passearmos pelos amplos corredores do CCBB com você envergonhada me olhando de soslaio com dedinho na ponta dos lábios; tomarmos um chá (quer dizer, você toma o chá enquanto eu bebo uma Da Roça, já que beber chá é igual a comparecer à vernissage); depois deitaremos naquele sofazão da entrada e ficaremos mirando o teto feito dois tontos... O CCBB é muito mais charmoso do que o Museu d'Orsay em Paris que era uma antiga e furreca estação de trens localizada ao lado daquela porcaria de rio Sena... Paris é coisa de pobre que fica juntando dinheiro para fazer viagem; a senhôra poderia morar na Côte d'Azur mas prefere o bucolismo no interior e eu só não me mudo pra lá em razão que gosto da muvuca de Copacabana se não eu faria um puxadinho no sul da França e me acamparia (deixa prá lá, melhor eu não explicar)... Então...  O Rio é muito mais bacana e depois levaria a senhôra para comer uma pipoca com algodão doce em Copacabana e você volta para casa... Entendeu ou quer que eu faça um desenho impressionista? ... Se você não aceitar meu convite vou levar aquela dona que fumou uma nota de cinquenta mesmo...  JS






2 comentários:



  1. Pois é...
    Deixaram um comentário por aqui que não posso aprovar...
    Brinco sobre determinadas coisas pessoais mas não posso dar muitas pistas da minha vida...
    Assim que todas tempestades cessarem eu conto tudo que quiserem...
    Os assassinos estão livres, nós não...
    Meu medo não teme ninguém mas não posso expor pessoas...
    Por enquanto não...

    JS

    ResponderExcluir
  2. Desculpe...nem pensei nisso.

    ResponderExcluir