domingo, 21 de outubro de 2012

Manifestação 'Valei, STF' homenageia Ministro Joaquim Barbosa em Ipanema RJ




Valéria Mendonça/ G1 

O domingo (21) de sol forte serviu de combustível para os manifestantes do movimento “Valeu, STF”, que foram para a orla da Zona Sul do Rio homenagear os ministros do Supremo Tribunal Federal pelo andamento do processo de julgamento do mensalão. 

Com capas pretas e máscaras do ministro Joaquim Barbosa – relator do processo e hoje presidente da Casa – os manifestantes caminharam do Posto 12, no Leblon, ao Posto 9, em Ipanema, onde se reuniram para celebrar o fim da “pizzaria Brasil”. 

“Temos de aplaudir o STF pela coragem no julgamento do mensalão e pedir para que as sentenças sejam cumpridas e que o dinheiro roubado do povo pelos políticos corruptos seja devolvido à nação. Esperamos que este seja o começo de uma nova Justiça no Brasil. Uma Justiça que não pese somente sobre o povo, mas que atinja também os poderosos”, disse o organizador do ato, o jornalista Altamir Tojal. 

Não faltaram faixas pedindo a prisão dos mensaleiros, imprensa livre e celebrando o fim da corrupção, da impunidade e da roubalheira. 

Durante o percurso, aplausos e vivas para os ministros do Supremo. 

Somente o nome do ministro Ricardo Lewandowski - revisor do processo e que votou pela absolvição de 13 réus do crime de formação de quadrilha – era vaiado durante a marcha. 

“O julgamento do mensalão no Supremo é uma vitória de toda a sociedade brasileira. Esperamos que a partir deste julgamento os corruptos pensem duas vezes antes de roubar o povo. Todos têm de ser punidos”, disse a frequentadora da praia do Leblon, Silvana de Almeida, que rapidamente aderiu à passeata na orla. 

A manifestação, segundo Tojal, nasceu no facebook e em seu blog diário sobre as notícias do julgamento do mensalão. 

Rapidamente, diz o jornalista, o movimento ganhou mais de mil adeptos e seguidores. 

A média diária de acesso ao blog vai de 100 a 200 seguidores. 

O grupo já organizou outras manifestações no Rio, como o movimento pelos plenos poderes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pela constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa e pela marcação do julgamento do mensalão. 

Este último, realizado em abril, em Brasília, quando o grupo levou ao STF um abaixo-assinado com mais de 37 mil nomes pedindo o início do julgamento. 


PS: Taí! ... Vou procurar o Movimento 'Valeu, STF' para cobrarmos juntos 'Juri Popular Já para os assassinos de Joanna Marcenal'... JS







Nenhum comentário:

Postar um comentário