segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Pedófilo é um espírito com grave desequilíbrio mental e espiritual






" Compreende-se por abuso sexual de menores o ato através do qual um adulto obriga ou induz um (a) menor a realizar uma atividade sexual inapropriada à sua idade. 

A criança que é sexualmente abusada cria sentimentos de medo, vergonha, perda da confiança em pessoas do mesmo sexo do abusador, de culpabilidade, baixa autoestima. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, se as vítimas forem rapazes existe a probabilidade de se tornarem agressores, podendo repetir os mesmos comportamentos a que foram sujeitos. 

Uma grande percentagem de abusadores afirma também já ter sido vítima. 

 As consequências - a curto prazo - envolvem medos e desconfianças, agressividade e baixa autoestima, precocidade de comportamentos sexuais, lesões físicas, gravidez não desejada, doenças sexualmente transmissíveis e, normalmente, insucesso escolar. 

 A longo prazo podem ocorrer depressão, ideias suicidas, dificuldade em estabelecer relações íntimas, hostilidade, disfunções sexuais, imagens obsessivas do abuso, toxicodependência, delinquência, prostituição, dentre outros efeitos. 

Muitos se perguntam como o Espiritismo vê a pedofilia. 

A abordagem tem que ser sob o ponto de vista da reencarnação, sem a qual falecem razões justas e equilibradas para falarmos de tema tão polêmico e desagradável, não tendo, entretanto, como ignorá-lo no contexto de nossa situação planetária. 

O pedófilo é um espírito com grave desequilíbrio mental e espiritual, necessitando severo tratamento multidisciplinar, isto é, envolvendo diversos profissionais e tratamento espiritual complementar, além, é claro, de sofrer as sanções da lei humana. 


 São espíritos que pelo seu atraso, imaturidade, ignorância e, sobretudo, pelo livre-arbítrio, desviaram-se da linha normal de conduta. 

Livre-arbítrio que não legitima atitudes, mas oportuniza às criaturas decidir e se responsabilizar pelas consequências de seus atos. 

São atitudes doentias que se estruturaram ao longo de uma ou mais existências, ou seja, reencarnações. 

Ninguém foi criado pedófilo. 

Das ações nascem as reações, tanto para as boas quanto para as más atitudes. "



 *Robson Frederico Cunha é professor universitário, dirigente no Grupo Espírita da Fraternidade, em Araçatuba, e descreve esta Face Espírita para publicação exclusiva na Folha da Região




Um comentário:

  1. Na minha opinião, tais predadores teriam que ser recolhidos, acompanhados por profissionais competentes para sempre, evitando assim os danos irreparáveis a mais e mais crianças indefesas.

    ResponderExcluir