terça-feira, 16 de outubro de 2012

Professora divulga foto de criança amordaçada com fita crepe e creche é incendiada na Argentina





Foto publicada no último sábado no Facebook causou comoção nacional. 




 COMODORO RIVADAVIA, Argentina - Um incêndio aparentemente criminoso atingiu uma creche na cidade de Comodoro Rivadavia, na província de Chubut, na madrugada desta terça-feira - a mesma instituição que ganhou as páginas dos jornais argentinos nos últimos dois dias e provocou uma comoção nacional depois da divulgação no Facebook da foto de um bebê de oito meses amordaçado com uma fita adesiva. 

Segundo a dona da creche, Johana Paz, o vidro da cozinha foi quebrado e uma garrafa com combustível foi jogada. 

Fontes da polícia contaram ao jornal “La Nación” que os bombeiros conseguiram apagar as chamas na creche La hormiguita viajera durante a madrugada e que o fogo não causou maiores danos ao local. 

- Foi um incêndio de pequenas dimensões, que não afetou as instalações - disse Andrés García, vice-superintendente de Comodoro Rivadavia, acrescentando que a creche não possui câmeras de segurança e, por isso, não foi possível identificar os culpados. 

No último sábado, a professora de música Victoria Gauna divulgou no Facebook a foto de um bebê amordaçado e preso à cadeira de alimentação. 

A creche foi fechada e três funcionárias foram demitidas na última segunda-feira, quando pais se reuniram com autoridades para exigir explicações sobre o que se passava no local. 

Segundo a professora Victoria Gauna, os maus-tratos às crianças são frequentes. 

- Ele estava olhando para o pátio com uma fita (na boca). Naquele momento me ocorreu tirar uma foto. Creio que deveria ter agido de outra forma e chamado a polícia - disse a professora. 

- Vi algumas vezes crianças serem puxadas pelos cabelos, deixadas sentadas por horas chorando. 

Victoria alega ter sido ameaçada pela encarregada da creche, quando esta soube que a professora havia comunicado à dona do estabelecimento o que presenciara. 

- Ela disse ter amigos que por 300 pesos podem quebrar os vidros e fazer o que ela quiser. Eu me assustei porque tenho um bebê de 1 ano e não quero que lhe aconteça algo. Fiz mal em não ir à polícia imediatamente - lamentou Victoria. 

A própria dona da creche, Johana Paz, denunciou suas funcionárias à polícia após tomar conhecimento do caso, mas sustentou que se trata de um acontecimento isolado. 

Na última segunda-feira, ela disse que estava sendo ameaçada. 

- Recebi ameaças de que irão colocar fogo no meu carro, na minha casa, e que vão matar o meu filho de 4 anos - relatou. 

O ministro do governo da província de Chubut, Javier Touriñán, se referiu ao caso como uma aberração e disse que irá trabalhar junto aos municípios da região para que episódios como este não voltem a acontecer. 

- Estes fatos produzem a mais profunda indignação, e digo isso não como funcionário, mas como ser humano. É algo que não podemos tolerar - acrescentou. 






3 comentários:

  1. Foi a primeira pessoa que me veio à cabeça (dedeca).Vestibulinho do Terror para "cuidar" de criancinhas indefesas.É muito triste saber que monstros assim se encontrem em creches, hospitais... Minha filha faleceu por negligencia da enfermagem. Sobrevivo...Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me envia sobre o caso da sua filha: jorschweitzer@gmail.com

      Abraço,
      JS

      Excluir