terça-feira, 16 de outubro de 2012

Protesto da "Marcha Mundial das Mulheres" em frente à casa de vocalista da banda New Hit em Guarajuba, Camaçari BA




Mulheres protestam em frente à casa de vocalista acusado de estupro Protesto em Guarajuba contou com a adesão de moradores 


Do NE10/Bahia 

Um grupo de mulheres fez uma manifestação nesta terça-feira (16), em Guarajuba, na cidade de Camaçari, Litoral Norte da Bahia, em frente à casa de veraneio onde estaria o cantor Eduardo Martins, vocalista da banda New Hit!.

Organizado pelo movimento feminista Marcha Mundial das Mulheres, o protesto foi contra a soltura dos nove músicos, acusados de estuprar duas adolescentes de 16 e 17 anos, após um show no município de Ruy Barbosa, no dia 26 de agosto. 

Maíra Guedes, uma das integrantes do Núcleo Zeferina, entidade que articulou o ato, revelou que a mobilização foi organizada discretamente, após o grupo acompanhar todo o caso, para que os favoráveis a banda não impedissem a realização. 

Segundo Guedes, os próprios moradores confirmaram a residência. 

"Decidimos que não deixaríamos passar. Somos mulheres. Mexeu com uma, mexeu com todas", pontuou.  

De acordo com as integrantes do movimento, as duas adolescentes tiveram de sair da cidade por conta do caso e estão sendo atendidas pelo Programa de Proteção ao Adolescente e à Criança por receberem ameaças. A ativista ressaltou que a manifestação segue os moldes do "escracho", ação utilizada para rechaçar os torturadores nos períodos da ditadura chilena e argentina. 

"Na época, os manifestantes entoavam "Aqui mora um torturador". 

Nós viemos para mostrar que "Aqui mora estuprador", enfatiza. 

Uma equipe de segurança particular foi acionada para impedir a entrada do grupo no condomínio. Os integrantes da banda ficaram detidos por 38 dias no presídio de Feira de Santana e foram soltos no último dia 3. 

Um policial militar que estava detido na Coordenadoria de Custódia Provisória (CCP) da corporação, em Lauro de Freitas, sob suspeita de favorecimento do crime, também foi liberado. Todos foram denunciados pelo Ministério Público da Bahia por estupro qualificado com características de crime hediondo e aguardam julgamento. 

 Leia a íntegra do manifesto da Marcha Mundial das Mulheres sobre o caso New Hit: 

"Nós, mulheres, saímos às ruas na manhã de hoje, para levantar as nossas vozes e punhos em repúdio aos estupradores da Banda New Hit! Viemos denunciar à sociedade baiana, em especial, aos moradores de Guarajuba, que aqui se esconde um estuprador: o vocalista da Banda, Eduardo Martins! O que aconteceu 
na cidade de Ruy Barbosa no dia 26 de agosto de 2012, quando duas meninas foram estupradas dentro do ônibus da banda por 9 dos seus integrantes, não será esquecido ou tolerado por nós! O estupro é um ato de crueldade, tortura, humilhação, e aqueles que o praticam devem ser escrachados por toda a sociedade! Não deixaremos que o caso caia no esquecimento! Queremos os estupradores na cadeia! Enquanto eles estão em liberdade por conta do habeas corpus concedido pelo 
 desembargador Lourival Trindade, as meninas que foram brutalmente violentadas e suas famílias estão sofrendo ameaças de morte! Queremos a revogação imediata do habeas corpus! É um absurdo que os estupradores estejam em liberdade e as vítimas encarceradas! Todos os dias milhares de mulheres no mundo são assassinadas, violentadas e estupradas. No Brasil, a cada 12 segundos uma mulher sofre violência, e a cada 2 horas uma é assassinada. A violência é usada como ferramenta de controle da vida, corpo e sexualidade das mulheres! Nos solidarizamos e parabenizamos a coragem das garotas em denunciar. Sabemos que apenas 14% das vítimas de agressão sexual notificam a ocorrência do crime, e como se não bastasse toda dor e sofrimento, ainda são culpabilizadas pela violência. É comum ouvir: “foi estuprada porque se veste como uma puta”, “foram fazer o que dentro do ônibus? Sabiam o que iria acontecer” , “em show de pagode só tem vagabunda, elas mereceram”, dentre tantos outros absurdos! Nenhuma mulher merece ser estuprada! Estupro é crime e a culpa nunca é da vítima! Somos Luiza Mahin, Maria Felippa, Negra Zeferina! Empunharemos nossos corpos como espadas para defender uma sociedade justa e igualitária! Somos mulheres organizadas que não silenciam diante de atrocidades como essa! Até que os integrantes da Banda New Hit sejam julgados e condenados não descansaremos! Temos direito a uma vida sem violência e lutaremos por isso! Mexeu com uma, mexeu com todas! Seguiremos em Marcha até que todas sejamos LIVRES! Eu tô na rua! É pra lutar! Por um Projeto Feminista e Popular! Marcha Mundial das Mulheres."




PS: Sensacional! Parabéns à estas moças que organizaram o protesto... A persistência delas irá proporcionar que o crime não passe em branco... Me enviem sempre notícias sobre... A única maneira de enquadrar bandidos é pressão máxima para a Lei se fazer cumprir... JS










Nenhum comentário:

Postar um comentário