sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Rosemary Novoa de Noronha, chefe de gabinete da presidenta Dilma em SP, e advogado geral da União adjunto, José Weber Holanda Alves, são investigados na Operação Porto Seguro da PF







Operação investiga chefe de gabinete de Dilma em SP e assessor de ministro 

Organização criminosa obteria pareceres técnicos fraudulentos em benefício de particulares 

 A chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Novoa de Noronha, e o advogado geral da União adjunto, José Weber Holanda Alves, braço-direito do advogado geral da União, o gaúcho Luís Inácio Adams, são os dois principais alvos da Operação Porto Seguro da Polícia Federal (PF), deflagrada nesta sexta-feira em Brasília e São Paulo. 

O objetivo é desarticular uma organização criminosa infiltrada na máquina federal para a obtenção de pareceres técnicos fraudulentos em benefício de interesses privados. A PF apreendeu documentos do gabinete do número dois da AGU, que fica no mesmo andar da sala de Adams, em Brasília, e no escritório da Presidência em São Paulo, localizado no 17º andar do prédio do Banco do Brasil, na Avenida Paulista. Holanda já prestou depoimento. 

A PF imputa a ele e a Rosemary crime de corrupção ativa. Desde o início da manhã desta sexta-feira, Adams está reunido com sua equipe para avaliar o impacto da operação na pasta. 

A AGU ainda não se manifestou sobre o caso e deve emitir nota oficial em breve. 

A Presidência da República ainda não se pronunciou. 

A operação da PF, coordenada pela Superintendência de São Paulo, realizou buscas e apreensões em seis órgãos públicos em Brasília e apreendeu, no total, 18 malotes de documentos. 

Entre os órgãos devassados estão a Agência Nacional de Águas (ANA). Os demais órgãos públicos que sofreram buscas foram o Ministério da Educação (MEC), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). 

Investigação da Polícia Federal teve início em 2011 

Segundo o delegado Roberto Troncon, superintendente regional da PF em São Paulo, a investigação teve início em março de 2011, quando um servidor do TCU procurou a PF para denunciar o esquema de compra de pareceres técnicos de diversos órgãos públicos. 

Tais pareceres técnicos serviam para favorecer empresas que mantinham algum tipo de contrato com órgãos públicos e que dependiam dessa documentação. 

O servidor do TCU que denunciou o caso à PF contou que foi procurado por um empresário que lhe ofereceu R$ 300 mil por um parecer. 

Ele aceitou parte do dinheiro, R$ 100 mil, mas depois se arrependeu, devolveu o dinheiro e delatou o caso à PF. Troncon disse que a investigação logo constatou que não se tratava de um caso isolado. 

 – Constatamos que havia um grupo que contava com dois servidores de agências reguladoras. Este grupo prestava serviços para empresários que tinham interesse em agilizar processos mediante pagamento e favorecimento dos servidores públicos, até mesmo a elaboração de pareceres técnicos sob medidas, contratos para favorecerem interesses privados – declarou. 

 Segundo Troncon, a investigação deve ser concluída em 60 dias. 

No total, foram indiciadas 18 pessoas pelo esquema. 




Um comentário:

  1. Um funcionário do TCU se auto acusar de ter recebido propina é algo inédito no mundo. O TCU não está autorizado a receber denúncias anônimas, quem denuncia tem que se retratar. Por isso é preciso saber se o TCU publicou no diário oficial da união a abertura de processo admnistrativo contra tal funcionário como manda a lei, caso contrário é preciso abrir processo admnistrativo contra o delegado da polícia federal e contra os funcionários do ministério público responsáveis pelo caso.

    ResponderExcluir