quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Fabiana Caggiano Paes => Exame pericial de pulmões e fígado ficará pronto dentro de 7 a 10 dias







Polícia detalha perícia em órgãos da fisioculturista morta em Natal 


Pulmões e fígado de Fabiana Caggiano estão em laboratórios da cidade. 


Análise identificará uso de drogas, lesões e possível causa da morte. 


Do G1 RN 


Parte dos órgãos da fisioculturista paulista Fabiana Caggiano Paes, de 36 anos, morta em Natal no último dia 2, passam por dois trabalhos periciais distintos e que poderão contribuir para o detalhamento das circunstâncias que a levaram à morte. 


O fígado e os pulmões dela foram extraídos durante o exame necroscópico realizado pelo Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep/RN), de acordo com o médico legista Manoel Marques, coordenador de Medicina Legal. 


O fígado permaneceu no Instituto para análise químico-toxicológica e os pulmões foram encaminhados ao Hospital Giselda Trigueiro, onde passam por procedimentos de estudos patológicos. 


Além dos exames de visualização externa dos órgãos extraídos, uma análise interna dos pulmões e fígado será feita a partir de microcortes cistológicos e aplicação de corantes. 


De acordo com o bioquímico Fabrício Fernandes, que é perito do Itep, o fígado de Fabiana passa por uma análise bioquímica que consiste num processo de extração de partes do órgão para pesquisa de presença de psicofármacos (drogas sedativas e alucinógenas) e inseticidas de venenos (agentes que alteram ou destroem funções vitais). 


 A partir da extração, os pedaços do órgão passarão pelo processo de cromatografia (dosagem e identificação de substâncias) em camadas delgadas. 


"Com esse exame é possível identificar a ingestão de drogas diversas e qual o tipo de alucinógeno presente na substância", detalhou Fabrício Fernandes. 


Ainda de acordo com o perito, o processo demora entre 10 e 30 dias, dependendo do perfil de perícia solicitado. No caso do órgão de Fabiana Caggiano, a análise em curso é a mais complexa, devido aos questionamentos periciais que envolvem a morte da atleta. 


No caso dos pulmões, que foram levados para o Hospital Giselda Trigueiro para serem periciados por um toxicologista, será realizada uma análise anatômica e patológica do órgão. 


Conforme detalhado por Fabrício Fernandes, os pulmões foram colocados em formol para serem conservados por um período maior de tempo. 


Em seguida, serão realizados microcortes cistológicos e cloração de parte delas para que sejam submetidas à análise microscópica. 


"Esta análise confunde-se com uma biópsia. Ela identifica problemas no órgão, lesões diversas e pode contribuir para a definição da causa mortis", comentou o perito. 


Este procedimento, diferente do anterior, leva entre 7 e 10 dias para ficar pronto.




PS: Lógicamente que as marcas no entorno do pescoço igualmente serão consideradas a menos que tudo até aqui não passou de blefe do delegado brincando com a mídia, o que improvável a menos que pretenda enterrar sua carreira de policial definitivamente... JS








Nenhum comentário:

Postar um comentário