sábado, 12 de janeiro de 2013

Índios prometem resistir a ocupação da Aldeia Maracanã... Protesto marcado para hoje as 18 hs no local...





Homens do Batalhão de Choque cercam a Aldeia Maracanã 

Índios armados prometem resistir à desocupação Jornal do Brasil Homens do Batalhão de Choque chegaram na manhã deste sábado às imediações da Aldeia Maracanã. 

Os defensores da causa indígena temem que os policiais iniciem a desocupação da Aldeia. 

Índios armados com arcos e flechas prometem resistir à desocupação. 

 O comandante do Batalhão informou que não iria agir de imediato, e que estava aguardando ordem do governador Sérgio Cabral. 

Os indígenas convocam apoiadores e movimentos sociais para vigília no local em defesa da preservação desse importante espaço cultural. 

Homens do Batalhão de Choque chegaram por volta de 5h à Aldeia Maracanã

Em uma ação movida pelo defensor público da União do 2º Ofício de Direitos Humanos e Tutela Coletiva, Daniel Macedo, a juíza federal Edna Carvalho Kleemann, da 12ª Vara Federal do Rio de Janeiro, concedeu a liminar impedindo a demolição do prédio do Museu do Índio, construído em 1862. 

 Em novembro, o governo do Rio de Janeiro, porém, recorreu desta liminar ao Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região (Rio e Espírito Santo). 

Ali, sua presidente, Maria Helena Cisnbe, em decisão monocrática (pessoal) suspendeu os efeitos da liminar alegando não existir tombamento do prédio. 

 Para o defensor público, foi uma decisão que contraria a lei, pois ignorou o decreto municipal nº 20.048/2001, que proíbe a demolição de edificações construídas até o ano de 1937. 

Foi respaldada neste decreto municipal que a juíza federal Edna concedeu a liminar. Apesar das promessas do chefe da Procuradoria Regional da República, Nívio de Freitas, de recorrer da decisão da presidente do TRF - o que só pode ser feito por ele, como procurador regional chefe - isto até hoje não aconteceu. 

Segundo explicações da PRR2, somente na semana passada, após o recesso de final de ano do judiciário, é que o processo com a decisão da presidente do TRF-2 foi encaminhado à Procuradoria Regional. Como o procurador Freitas está de férias, o caso foi entregue ao procurador Newton Pena, que está analisando o que deve fazer. 

Índios armados com arcos e flechas prometem resistir à desocupação da Aldeia 

A partir das 18h está prevista uma manifestação cultural em favor da Aldeia Maracanã, no antigo Museu do Índio. 

O protesto, que terá a participação de entidades da sociedade civil, artistas e outros defensores da causa indígena, tem o objetivo de dar visibilidade ao movimento contra o despejo dos índios que ocupam o prédio que está para ser demolido pelo governo do Estado visando à construção do Complexo do Maracanã para receber a Copa 2014. 



Um comentário:

  1. MANDA A FIFA IR A MERDA. FUTEBOL NÃO É NOSSA PRIORIDADE, A BOSTA DA COPA QUE SÓ VAI ENCHER OS BOLSOS DOS CORRUPTOS, NÃO VÃO TRAZER BENEFÍCIOS PARA O POVO... VIDE O QUE OCORREU NO PAN, SEGUNDO O DEPUTADO ROMÁRIO, SÓ HOUVE ROUBO DO DINHEIRO, DESVIO E SUMIÇO DE VERBAS....A MERDA DA FIFA QUE NÃO FAZ NADA PELOS SERES HUMANOS A NÃO SER USURPAR O DINHEIRO DELES PARA ENCHER AS CONTAS DE UNS POUCOS MILIONÁRIOS ESPECULADORES, TANTO QUE FORÇOU OS POLÍTICOS CORRUPTOS DO BRASIL, A LIBERAR A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS NOS ESTÁDIOS, POR LUCROS, SEM SE IMPORTAR COM AS CONSEQUÊNCIAS DISSO. A MERDA DA FIFA NÃO PODE INTERVIR EM ASSUNTOS DO NOSSO ESTADO. HÁ UM BANDO DE CORRUPTOS QUE SÓ QUEREM SABER DA GRANA QUE VÃO GANHAR COM ESSA MERDA DESSA COPA, SE DEPENDER DELES, MANDAM MATAR OS ÍNDIOS AGORA MESMO.... É UM ABSURDO O QUE O GOVERNADOR E O PREFEITO ESTÃO FAZENDO; É UM CRIME CONTRA A HUMANIDADE... TÁ NA HORA DE EXPOR OS CORRUPTOS DO ESPORTE E DA POLÍTICA DO LUCRO FÁCIL, JÁ QUE CONSEGUIRAM CALAR O DEPUTADO ROMÁRIO.

    ResponderExcluir