quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Jorge Selarón. artista da escadaria de mosaico, encontrado morto na Lapa RJ






Artista Jorge Selarón é encontrado morto na Lapa 

Rio - O pintor e ceramista Jorge Selarón, de 65 anos, foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira na Lapa, na Região Central do Rio. 

De acordo com PMs, o corpo do artista chileno estava queimado dentro de seu atelier, na Rua Manuel Carneiro. 

A polícia isolou o local e a Divisão de Homicídios vai investigar o crime. 

O pintor estaria sendo ameaçado de morte por um ex-colaborador de seu atelier e chegou a registrar queixa na 7ª DP (Santa Teresa). 

Selarón é autor do mosaico de cores que transformou a Escadaria do Convento de Santa Teresa num grande ponto de visitação turística. 

O artista plástico chileno Jorge Selarón, radicado no Rio de Janeiro desde 1983, iniciou a restauração da escadaria em 1990. 

Com 215 degraus, todos revestidos com mosaicos de azulejos e cerâmicas coloridos, a escada é um dos principais pontos turísticos da cidade. 

Em 2005, a Escadaria Selarón foi tombada pela prefeitura do Rio de Janeiro. 

No mesmo ano, Jorge Selarón recebeu o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro.



PS: Eu conhecia o Selarón  de vista há anos, todos conheciam, fazia parte do folclore e paisagem da Lapa... Ele ficava na Joaquim Silva ao lado da escadaria, que ele azulejou aos poucos, conversando com turistas sempre de bermuda e sem camisa... Selarón também começou mosaico de menor tamanho ao lado dos Arcos da Lapa... A Lapa é local barra pesada que aos poucos vai sendo tomado pelo poder público em razão de haver se tornado point da boemia carioca... Esta retomada da Lapa aos poucos vai chegando também a Rua Joaquim Silva que foi o local onde tudo começou há cerca de 25 anos... A Joaquim Silva foi a primeira rua a ser fechada para eventos rolando música a noite inteira... Na época passei por lá numa madrugada e cruzei por um sujeito com fuzil nas costas e duas granadas penduradas no pescoço no meio da multidão e pensei que fosse de mentira pela audácia... Selarón conseguiu passar este período perigoso todo sem problemas e foi morto quando finalmente a Lapa conheceu segurança e policiamento...  JS







2 comentários:

  1. Lamentável, O Rio de Janeiro acordou chorando hoje. :(

    ResponderExcluir
  2. Meus sentimentos às pessoas de bem do Rio de Janeiro, minha terra natal de berço, mesmo não residindo aí, tais acontecimentos me entristece muito. Com certeza quem comete um crime brutal desse é a personificação do mal.

    ResponderExcluir