sábado, 23 de fevereiro de 2013

Iate do Roberto Carlos será despejado pelo Eike Batista da Marina da Glória




Iate do rei Roberto pode ser despejado de marina Projeto de Eike Batista, que prevê centro de convenções e shopping na Marina da Glória, desalojaria o famoso ‘Lady Laura IV’, assim como outras embarcações

POR Flavio Araújo Roberto Pimentel

Rio - O festejado iate "Lady Laura IV", do cantor Roberto Carlos, pode ser despejado, tendo que procurar um novo cais para ancorar.

Não que o rei esteja inadimplente com aluguéis.

É que a Marina da Glória — porto seguro que há anos abriga a imponente embarcação que leva o nome da mãe do rei Roberto — está prestes a se transformar num megacentro de convenções e shopping.

Pelo menos é o que pretende outro rei, Eike Batista, midas no mundo dos negócios.

Contra o projeto do Rei de Ouros, Eike, já se levantam súditos do Rei de Copas, o romântico Roberto Carlos. São pessoas que também ancoram suas lanchas e barcos na Marina e serão as mais prejudicadas no duelo de titãs na orla carioca.

Para onde vão os barcos?

O DIA teve acesso à planta do empreendimento e a submeteu a uma análise da arquiteta Andréa Redondo, ex-subsecretária municipal de Urbanismo.

“Algumas perguntas ficam no ar. Por exemplo, para onde vão os barcos?”, questiona Andréa.

É uma boa pergunta. Os usuários da marina contam hoje com rampa para a entrada e saída de barcos de pequeno e médio porte e dique seco para reparos nas embarcações.

Eles temem que a obra de Eike acabe com esses espaços para a construção de estacionamentos.

“Extraoficialmente, o que se sabe é que não haverá mais as vagas secas, mas a EBX (empresa de Eike) não apresentou o projeto aos interessados. Caso isso se confirme, vamos à Justiça, e certamente haverá uma enxurrada de processos”, alertou o ex-secretário de Justiça José Fernandes, que tem um barco na marina.

Se projeto de Eike Batista para marina for aprovado, Roberto pode perder seu iate.

Nesta sexta-feira, o temor dos donos de embarcações aumentou com informação que circulou na página Prédios Históricos no Facebook de que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília, pré-aprovara o empreendimento.

Projeto afetaria o mercado náutico do Rio O projeto de Eike Batista prevê a construção de quatro píeres para grandes embarcações.

“A Marina da Glória deixa de existir, e isso é inaceitável. Ali é um parque público. Seria o mesmo que construir centro de convenções e shopping no Parque Madureira ou nas areias de Copacabana”, protesta a arquiteta Andréa Redondo.

Na avaliação do capitão de mar-e-guerra da reserva Edmar Moreira, o iate do rei Roberto, de 120 pés, é considerado um barco de médio porte.

“Isso prejudicaria cerca de 300 a 400 donos de barcos diretamente e afetaria todo o mercado náutico do Rio”, afirma.

A assessoria de Roberto Carlos disse que o rei preferiu não comentar o assunto. Já a assessoria de Eike informou, por nota, que “o projeto de revitalização da Marina da Glória contempla melhorias e será apresentado tão logo aprovado”.



PS: Êta briga boa, esta... O atual governo, estadual/munipal/federal, está doando de bandeja tudo que o Eike pede; melhor que o Eike não peça para o Cabral ou o Paes aquilo que vocês estão pensando... A Marina da Glória foi praticamente abandonada e está puco mato há anos e cercaram a área impedindo acesso da população... Em nenhum lugar do mundo isto seria permitido... Outro projeto do Eike que não dá em nada é o Hotel Glória que mesmo após aporte de 185 milhões pelo BNDES ele conseguiu iniciar as obras e ninguém lhe cobra nada... A Marina certamente será bancada com nosso dinheiro público; Eike não enfia grana dele em nada... O Brasil é único lugar do planeta que poder público banca alguém que se diz bilionário... Na realidade a grana do Eike é tão verdadeira quanto amizade de Facebook... JS





Nenhum comentário:

Postar um comentário