terça-feira, 28 de maio de 2013

Milena da Silva, de um ano de idade, tem os lábios colados após choque em tomada e está há 2 dois meses aguardando cirurgia no Hospital estadual Alberto Torres, São Gonçalo RJ





Após desmarcar operação duas vezes, Secretaria estadual de Saúde do Rio decide transferir menina para hospital federal especializado em atendimento infantil. 

Criança teve os lábios colados após levar choque ao encostar em tomada 


Manhã da Globo 


Depois de aguardar dois meses por uma cirurgia no Hospital estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, a menina Milena da Silva, de um ano, enfim será transferida para o Instituto Fernandes Figueira, na Zona Sul. 

Ela levou um choque na boca ao encostar em uma tomada, o que deformou parte do rosto e colou os lábios da criança. 

De acordo com a mãe da menina, Maria Carla da Silva, de 19 anos, a filha tem dificuldade para comer. Milena está se alimentando apenas por líquidos por meio de uma seringa. 

A cirurgia chegou a ser marcada e desmarcada duas vezes pela unidade. 

Maria Carla conta que chegou a preparar Milena para a operação, mas, em cima da hora, a cirurgia foi desmarcada. 

— Na primeira vez, eu preparei a Milena e eles [os médicos] não fizeram porque falaram que estavam estudando a boquinha dela. E, na segunda vez, eu preparei a menina de novo, e eles falaram que estavam com falta de material, que não dava para fazer a cirurgia dela, que iam esperar cicatrizar para fazer a cirurgia. Mas já cicatrizou e, até agora, nada. Eles estão enrolando. 

A Secretaria estadual de Saúde informou que a primeira cirurgia, marcada para o dia 16 de maio, foi cancelada porque em casos de queimadura elétrica, que têm a característica de continuar progredindo mesmo após a lesão inicial, é preciso esperar a área atingida se estabilizar para depois realizar a operação. 

Segundo a secretaria, os médicos do Hospital estadual Alberto Torres avaliaram que, para maior segurança da menina, haveria a necessidade técnica de se fazer uma traqueostomia, para que fosse feita a anestesia geral. 

A cirurgia foi remarcada para o dia 24 de maio, mas foi suspensa novamente, porque, de acordo com a secretaria, a cirurgia será feita através de fibrobroncoscopia. 

A criança esteve com a mãe nesta terça-feira, no Instituto Fernandes Figueira, onde passou por avaliação. 

A cirurgia foi remarcada pela terceira vez , para o dia 7 de junho. 

A secretaria informou que Milena está bem e que a demora na cirurgia não altera a recuperação da paciente.




PS: A justificativa de aguardar a estabilização da área atingida até pode ser aceita em razão que devem existir procedimentos padrões para estes casos... Agora, alegaram falta de material para não operarem a criança beira a maldade e descaso completo... Se não existe material deveriam transferir para hospital particular e o poder público bancar o custo... Um bebê com lábios colados ser tratada desta forma beira a maldade; o diretor e médicos da unidade pública deveriam ser presos... Além do lado técnico poderiam levar em considerar a parte humana do tratamento... Se fosse a filha do prefeito, do governador ou neta da presidente da república tratariam desta forma? E, se fosse a mãe deles... Pô, sinceramente... JS






Um comentário:

  1. {A Secretaria estadual de Saúde informou que a primeira cirurgia, marcada para o dia 16 de maio, foi cancelada porque em casos de queimadura elétrica, que têm a característica de continuar progredindo mesmo após a lesão inicial, é preciso esperar a área atingida se estabilizar para depois realizar a operação.}
    UÉ!!!! Então por quê marcaram três vezes a cirurgia?
    Ei vocês da Delta, dá uma ajudinha pra garotinha.
    Ei vocês aí da Fifa, dá uma ajudinha pra garotinha.

    ResponderExcluir