sexta-feira, 26 de julho de 2013

O PM Ninja de Barros Cassal RS








Abordagem de PM contra homem em Barros Cassal repercute na internet 

Vídeo mostra o policial imobilizando um homem em cerca de 15 segundos 


Vanessa Kannenberg vanessa.kannenberg@zerohora.com.br 


Registrada em vídeo, a ação de um policial militar de Barros Cassal, no Vale do Rio Pardo, está repercutindo na internet. 

Nas imagens, o soldado Juarez Padilha, 42 anos, faz movimentos progressivos usando o cassetete para enfrentar um homem, que supostamente perturbava frequentadores de um bar, e ameaçava o policial com um cinto. 

A gravação foi feita por moradores no final de junho e foi parar no YouTube, com mais de 12 mil visualizações até a tarde desta sexta-feira. 

Divulgado também no Facebook, com o título de "PM Ninja", em menos de um dia o vídeo já foi compartilhado por mais de 5,5 mil pessoas — número que representa metade da população do município. 

Segundo o sargento Jeferson Possamai, superior de Padilha, que está de férias, o homem que foi imobilizado estava incomodando frequentadores e o dono do bar chamou a polícia para retirá-lo. 

O PM foi ao local junto com outro colega foram e imobilizou o homem em cerca de 15 segundos. 

— É uma técnica que aprendemos na corporação, mas pouco utilizada na prática. A ação inclusive repercutiu bem dentro da corporação — esclarece Possamai. 

Imobilizado e algemado, o homem foi levado pelos PMs à Polícia Civil, onde foi feito o registro da ocorrência. 

De acordo com o especialista em segurança estratégica Gustavo Caleffi, não houve excesso de força pelos policiais. 

Ele até elogia a forma como a ação foi conduzida. 

— É muito difícil de ver uma ação dessas, tão bem executada, no interior do Estado. Quando o policial chega a pessoa já está portando uma espécie de arma branca e o policial usou o mesmo recurso, do mesmo nível, que é o bastão militar. Isso se chama uso de força progressiva. Além disso, ele demonstra técnica e agilidade na imobilização — afirma Caleffi.




Nenhum comentário:

Postar um comentário