quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Estudo descobre substância que pode levar à cura do Alzheimer, Parkinson e Huntington






Nova descoberta pode levar à cura de Alzheimer 

Testada apenas em camundongos, uma substância química provou, pela primeira vez, ser possível impedir a morte de células do cérebro. 


Da BBC 


A descoberta da primeira substância química capaz de prevenir a morte do tecido cerebral em uma doença que causa degeneração dos neurônios foi aclamada como um momento histórico e empolgante para o esforço científico. 

Ainda é necessário maior investigação para desenvolver uma droga que possa ser usada por doentes. 

Mas os cientistas dizem que um medicamento feito a partir da substância poderia tratar doenças como Alzheimer, Mal de Parkinson, Doença de Huntington, entre outras. 

Em testes feitos com camundongos, a Universidade de Leicester, na Grã-Bretanha, mostrou que a substância pode prevenir a morte das células cerebrais causada por doenças priônicas, que podem atingir o sistema nervoso tanto de humanos como de animais. 

A equipe do Conselho de Pesquisa Médica da Unidade de Toxicologia da universidade focou nos mecanismos naturais de defesa formados em células cerebrais. 

Quando um vírus atinge uma célula do cérebro o resultado é um acúmulo de proteínas virais. 

As células reagem fechando toda a produção de proteínas, a fim de deter a disseminação do vírus. 

No entanto, muitas doenças neurodegenerativas implicam na produção de proteínas defeituosas ou 'deformadas'. 

Estas ativam as mesmas defesas, mas com consequências mais graves. 

As proteínas deformadas permanecem por um longo tempo, resultando no desligamento total da produção de proteína pelas células do cérebro, levando a morte destas. 

Este processo, que acontece repetidamente em neurônios por todo o cérebro, pode destruir o movimento ou a memória, ou até mesmo matar, dependendo da doença. 

'Extraordinário' 

Acredita-se que esse processo aconteça em muitas formas de neurodegeneração, por isso, interferir nesse processo de modo seguro pode resultar no tratamento de muitas doenças. 

Os pesquisadores usaram um composto que impediu os mecanismos de defesa de se manifestarem, e por sua vez interrompeu o processo de degeneração dos neurônios. 

O estudo, divulgado na publicação científica "Science Translational Medicine", mostrou que camundongos com doença de príon desenvolveram problemas graves de memória e de movimento. 

Eles morreram em um período de 12 semanas. 

No entanto, aqueles que receberam o composto não mostraram qualquer sinal de tecido cerebral sendo destruído. 

A coordenadora da pesquisa, Giovanna Mallucci, disse à BBC: 'Eles estavam muito bem, foi extraordinário.' 

'O que é realmente animador é que pela primeira vez um composto impediu completamente a degeneração dos neurônios.' 'Este não é o composto que você usaria em pessoas , mas isso significa que podemos fazê-lo, e já é um começo', disse Mallucci. 

Ela disse que o composto oferece um 'novo caminho que pode muito bem resultar em drogas de proteção' e o próximo passo seria empresas farmacêuticas desenvolverem um medicamento para uso em seres humanos. 

O laboratório de Mallucci também está testando o composto em outras formas de neurodegeneração em camundongos, mas os resultados ainda não foram publicados. 

Os efeitos colaterais são um problema. 

O composto também atuou no pâncreas, ou seja, os camundongos desenvolveram uma forma leve de diabetes e perda de peso. 

Qualquer medicamento humano precisará agir apenas sobre o cérebro. 

No entanto, o composto dá aos cientistas e empresas farmacêuticas um ponto de partida. 

Estudo de referência 

Comentando a pesquisa, Roger Morris da King's College London, disse: 'Esta descoberta, eu suspeito, será julgada pela história como um acontecimento importante na busca de medicamentos para controlar e prevenir o Alzheimer.' 

Ele disse à BBC que uma cura para a doença de Alzheimer não era iminente, mas disse que está 'muito animado, pois é o primeiro teste feito em um animal vivo que prova ser possível retardar a degeneração de neurônios.' 

'O mundo não vai mudar amanhã, mas este é um estudo de referência.' 

David Allsop, professor de neurociência da Universidade de Lancaster descreveu os resultados como 'muito impressionante e encorajador', mas advertiu que era necessário mais pesquisas para ver como as descobertas se aplicam a doenças como Alzheimer e Parkinson. 

Eric Karran, diretor de pesquisa da organização sem fins lucrativos Alzheimer's Research UK, disse: 

'Focar em um mecanismo relevante para uma série de doenças neurodegenerativas poderia render um único medicamento com benefícios de grande alcance, mas este composto ainda está em uma fase inicial.' 

'É importante que estes resultados sejam repetidos e testados em outras doenças neurodegenerativas, incluindo o mal de Alzheimer.'





Um comentário:

  1. em vez de gastar dinheiro com armas nucleares e químicas deveria sim gastar nisso ai, a cura de doenças .

    pesquisas com células tronco, lamentável que o BRASIL não avance nisso por falta de apoio,e por pressão religiosa.

    ResponderExcluir