domingo, 13 de outubro de 2013

Professor Marcos Daniel Liba, acusado de assédio sexual contra aluno, dava palestras sobre bullying





O professor Marcos Liba tem um blog onde se tornou aguerrido combatente do bullying e palestrante requisitado para instruir e formar professores sobre o combate a este abuso...
Ontem o professor Marcos Liba foi preso por assediar sexualmente um aluno seu...




"Olá pessoal! 
Tudo bem? Como está a semana? 
Hoje tive uma experiência enormemente gratificante. No Projeto Anti-Bullying, parceria COC e Prefeitura Municipal, visitei a escola Henrique Scabello do Jardim Hortências. 
Como é incrível quando temos um ambiente e uma equipe acolhedora; desde o porteiro, a direção, coordenação e todos os professores abertos, receptivos a troca e a construção do conhecimento. 
Falamos da definição de bullying, das consequências terríveis deste fenômeno (vale lembrar que o bullying não é brincadeira e pode trazer baixo desempenho escolar, fobia social e se não tratado chegar em depressão e outras síndromes). 
Trocamos várias idéias. Porém, as observações deste encontro trouxeram argumentos muito valiosos. 
Os educadores apontaram para o fato de que trabalhar com o combate ao bullying é trabalhar com a esperança, é trabalhar para que tenhamos gerações mais responsáveis e éticas. 
Num momento tão difícil onde a permissividade dos pais é gigantesca, nós educadores não podemos fazer de conta, não podemos deixar o lado humano da educação de lado. 
No final da conversa, uma professora me chamou e na nossa conversa disse que trabalha com os alunos uma música do Roupa Nova. A música é uma versão chamada A Paz. 
Esta professora me recebeu como as demais desta escola com um grande sorriso, com um olhar humano. 
É neste sentido que podemos acabar com o bullying e construir uma educação séria, ética e humana. 
Leia com atenção o trecho da música e em seguida veja o clipe desta. 
Forte abraço! Junto podemos ser e fazer a diferença!

 ...Deve haver um lugar dentro do seu coração Onde a paz brilhe mais que uma lembrança Sem a luz que ela traz ja nem se consegue mais Encontrar o caminho da esperança Sinta, chega o tempo de enxugar o pranto dos homens Se fazendo irmão e estendendo a mão Só o amor, muda o que já se fez E a força da paz junta todos outra vez Venha, já é hora de acender a chama da vida E fazer a terra inteira feliz..."



E, acompanhem mais esta postagem do tal professor, agora carcerário:
"A importância de um verdadeiro amigo 

Boa noite e boa semana a todos! 
Vamos que vamos! 
Hoje estava lendo o livro Bullying: o sofrimento das vítimas e dos agressores, do Gabriel Chalita. 
oda obra perpassa pela Pedagogia da Amizade, esta sendo de extrema importância na efetivação do desenvolvimentos das crianças e jovens. 
Aproveitando esta leitura vamos hoje falar da importância de uma verdadeira amizade para a vítima do bullying. 
Esta pode se configurar como a resolução, a superação dos problemas enfrentados pelas muitas pessoas que sofre este tipo de violência. 
Na realidade as vítimas possuem muitas dificuldades de enfrentar ou pedir ajuda. 
Esta dificuldade surge do medo, medo da retalhação, da agressão e principalmente da exposição. 
Porém, quando a vítima encontra um professor, um colega de sala, um familiar que pode contar, que pode confiar, tudo pode mudar. 
A vítima ganha força, ganha entusiasmo e pode resolver toda situação do bullying. 
Importante é constatar que ninguém consegue resolver nada sozinho, mas que quando a união surge, a situação pode ser resolvida. 
Que possamos ter o olhar humano e sermos sensíveis ao sofrimento das pessoas. 
Que como educadores possamos enxergar os alunos além da simples aparência, que possamos ser ponte para o desenvolvimento e superação das dificuldades dos alunos, da vida."



PS: Agora, aguardemos que o professor Marcos Liba lance proximamente um livro sobre qual tratamento recebeu na cadeia ao seus colegas de cela descobrirem que ele assediava menores de idade... JS






Um comentário:

  1. O educador, esta entre os nossos filhos, nossas criancas disfarcado de intelectual, e ainda defensor dos oprimidos, como fazendo palestras e trabalhos sobre bullings e pedofilo, marcando encontro sexual com aluno?
    Tudo tem limite, e devemos colocar esse cara no lugar dele.

    ResponderExcluir