sábado, 15 de fevereiro de 2014

Aviso aos Navegantes






Tenho diminuído bastante o ritmo das postagens aqui no Táxi em Movimento... 

Resolvi fazer isto pra me testar... 

Não gosto de me tornar escravo permanente de nada... 

O celular e a internet são viciantes... 

O celular, consigo deixá-lo desligado por vários dias sem sentir falta alguma... 

Quem realmente quer me encontrar acaba sempre me achando... 

Notícia ruim chega rápida, boas nos demoram... 

Quem não me procura mais é porque me excluiu do rol de suas prioridades de convívio... 

Daí, sou como um espelho... 

Dia desses alguém deixou comentário no blog dizendo que sou egocêntrico e, apesar de acompanhar diariamente, jamais voltaria a me ler... 

Repetiu duas vezes, no texto curto, que não se tratava de familiar de nenhuma vítima que cobro Justiça por aqui... 

Não entendi a ressalva desnecessária... 

Na realidade, egocentrismo se trata de único sentimento vaidoso dos nenhum que possuo... 

Acho... 

Quem estende a mão apesar dos riscos não lhe cabe o adjetivo... 

Talvez o antônimo seja mais apropriado... 

Certa vez brinquei sobre eu ser egocêntrico - por narrar na primeira pessoa - e o site Humortal fez uma charge bacana, estampada lá acima, onde apareço entre o Nelson Ned e o homem mais alto do mundo... 

Engraçado esta coisa de tradução livre do que você discursa... 

Quando Brizola se referia à suas ações utilizando 'nós', para demonstrar modéstia, seus inimigos traduziam que ele se achava uma divina trindade... 

Brizola dizia 'nós temos luz própria'... 

E tinha... 

Era a mais absoluta verdade... 

Certa vez, apertei a mão do Brizola na saída do prédio da TV Manchete, na Praia do Flamengo, depois de um debate com vários candidatos à presidente da República... 

Uma moça estava comigo - e me lê até hoje - e apesar de odiar o Brizola influenciada pelos padrões globais, disse que se emocionou... 

Pois bem... 

Neste debate estava também o senador e candidato presidencial Nelson Carneiro, pai da Laura Carneiro e mentor da lei do divórcio... 

Quando Nelson Carneiro saiu pela portaria da emissora, uma turma do PT, que aguardava o Lula, gritou em coro 'rabecão, rabecão' ao idoso senador entrar em um carrão preto que o aguardava na Rua do Russel... 

Circulei em meio aos militantes do PT que levavam bandeiras e estavam completamente bêbados vindos de um churrasco do partido que começou ao meio dia e já eram 2 horas da manhã... 

Uns já brigavam com os outros... Lembro da cena bizarra de uma moça doidaça que tentava acertar socos em outros os chamando de 'companheiros', 'vamos à luta companheiros'... 

Os 'companheiros' se esquivavam de socos loucos e riam... 

No meio desta confusão apareceu Brizola tranquilo à caminho de sua camionete prata onde sentou ao lado do motorista após apertar sorridente várias mãos... 

Brizola estava tranquilo... 

Os manifestantes de todos os partidos abriram passagem quase com respeito que ninguém solicitou... 

Brizola impunha este respeito só com sua postura... 

Tempos depois conheci o Robson Gracie, que foi segurança do Brizola no Uruguai, em Portugal e nos EUA até sua volta ao Brasil... 

Robson Gracie se tornou secretário de Esportes no governo Brizola no RJ... 

Já contei por aqui meu encontro com o Robson Gracie, pouco antes do seu filho ter um surto em São Paulo e aparecer morto na cadeia... 

Robson Gracie me narrou que Brizola não tinha medo de absolutamente nada... 

Era quase impossível, para seus seguranças, convencer Brizola de algum risco... 

Robson Gracie foi meu interlocutor no texto 'Leonel de Moura Brizola' onde conto sobre meu encontro com o caudilho... 

Pôs bueno... Naquela noite do debate presidencial na Manchete, Brizola saiu sozinho da emissora... 

Eu estava de motocicleta e segui seu automóvel até seu prédio da Avenida Atlântica em Copacabana... 

Várias outras motos e carros seguiram espontaneamente abrindo caminho... Brizola nunca necessitou de ostensivos guardiões que não por vontade própria... 

 Os petistas arregimentados por carnes de segunda e bebida à rodo gritavam ao longe 'Se Brizola morrê, acaba o PDT'... 

Nisto era verdade mesmo... 

Hoje escutei o Luppi em rede nacional de horário gratuíto no rádio dizendo que o chip de celular é tecnologia de ponta e o Brasil não possui esta alternativa de conhecimento, para logo após falar sobre as belezas de sua atuação política... 

Luppi deveria ter se apropriado desta ocasião de nos encher o saco e explicar a sem vergonhice da maleta com 200 mil reais que recebeu de empresária sindicalista e o Lula lhe consolou que a bandalheira permissiva lhe sairá na urina purulenta... 

Carlos Luppi era jornaleiro e Brizola o conduziu à política... 

Luppi, atualmente, declara que na realidade era feliz proprietário de uma próspera banca de jornais e revistas que Brizola frequentava para comprar Zero Hora e periódicos do mundo inteiro... 

Mentira do Carlos Luppi... 

Carlos Luppi era jornaleiro de semáforo... 

O que não deprecia ninguém, muito embora Luppi espalite filé de bacalhau e arrote espinha de sardinha... 

Ih... 

Acho que perdi o fio da meada... 

Não... Quero dizer que jamais vou negar que sou taxista e blogueiro... 

Não necessito ser mais ou menos do que me proponho... 

E, que aproveitarei sempre a oportunidade de expandir nossas idéias apesar de um que outro considerar isto discurso egocêntrico... 

Este capuz não me cabe... 

Mesmo quando tudo tiver aparência de alguma de nossas ausências estaremos por aqui... 

Ao alguém declarar que não mais me lerá este mesmo será o primeiro a abrir minha página no dia seguinte, mesmo antes de escovar os dentes ou tomar o primeiro gole de café... 

Existem episódios ocultos em que nossa participação foi mais fundamental do que é possível expor aqui... 

Um menino de dois anos de idade foi localizado vivo após sequestrado no subúrbio do RJ e levado para o interior de São Paulo... 

 Isto é muito raro, conseguimos... 

Ele poderia ter sido morto para retirada de órgãos ou doação ao exterior... 

Quem me acompanha sabe do que se trata... 

A força da internet me permitiu conseguir todas as pistas nos repassadas anonimamente identificando o sequestrador pastor de igreja em Copacabana... 

Quando me tornei o único canal confiável para elucidação do crime deixei de postar por aqui os passos seguintes que levaram a prisão do sujeito e resgate do menino... 

Eu poderia ter sido o tal 'egocêntrico' suficiente para me vangloriar do feito que o acaso me proporcionou conduzir o desfecho... 

E, tenham certeza produziremos outros 'milagres' inacreditáveis com nossa persistência... 

Agora, se todos que cobram alguma Justiça me abandonarem não ficarei aborrecido... 

Faz parte... 

O Big Brother da vida real somente interessa à quem pretende engrossar a claque das notícias que dão Ibope para gabarem-se com a vizinha de tanque... 

Pode até ser que mais alguns de vocês me deixem de ler após este texto... 

Menos os bandidos que mataram Joanna Marcenal... 

Eles não ficam um minuto sem me acompanhar... 

Eles sabem que vou caçá-los até depois da tumba... 

Não existe mínima hipótese de desistirmos do Caso Joanna... 

Para quem duvida, um abraço... 




Jorge Schweitzer





Nenhum comentário:

Postar um comentário