domingo, 9 de fevereiro de 2014

Filosofia: Ser e Ter... Facebook: Transparecer...






A compreensão filosófica durante toda a existência do homem na Terra , desde que aprendeu a arar, analisou a racionalidade do Ser e a amplitude do Ter... 

Pôs bueno... 

Com o advento do facebook o Transparecer se tornou modelo de comportamento onde valemos pelo que forjamos causar inveja nos outros... 

Só que... 

Tudo que é falso possui prazo de validade... 

O facebook está em declínio... 

Criou-se o what zap para suprir o vácuo das vaidades... 

Já está dando água... 

Quando cerramos a janela on line da Internet a vida nos bate na porta ao vivo... 

Daí... 

Sobra o táxi como exercício para passageiro divagar sobre a inacreditável vida que gostaria de ter... 

Hoje apanhei um desses órfãos do falido facebook... 

Em frente ao consulado americano na Avenida Presidente Wilson à caminho do Humaitá... 

Terno, gravata com ótimo nó, bom sapato... 

Gago... 

Puxou conversa sobre a marca do meu carro: 

- Já dei um Merivinha desses para minha esposa, automático... 

- É mesmo?! 

- Mandei blindar! 

- Sei!? 

- Ela só usou duas vezes, dizia que era carro de taxista... 

- Realmente, não agrega, como diria o Rei do Camarote...  

- Como? 

- Deixa prá lá... Continua... 

- O senhor se ofendeu? 

- Lógico que não... 

- Eu, não gosto de carros pequenos, possuo uma ML 600... 

- Camionete top da Mercedes... 

- Já vi que o taxista entende de coisa de qualidade... 

- Pois é.... Blindada? 

- Também, só posso ter carro blindado; sou da Polícia Federal... 

- É mesmo?! 

Ele resolve potencializar para não parecer pouco: 

- Corregedoria... 

- Por que você anda de táxi ao invés de uma viatura chapa branca... 

- É para disfarçar... 

- Hum... 

Ele avança sem medo: 

- Corro muitos riscos, duas semanas atrás eu estava na comitiva da Dilma, escolta oficial... 

Interrompo quase sem acreditar: 

- A Rousseff? 

- É, em Portugal, até reclamei com ela que o hotel era caro demais e coloquei meus agentes dois a dois nos quartos para economizar... 

- Meus parabéns, a população lhe agradece... 

- O senhor taxista está duvidando? 

- Que nada, estou lhe parabenizando... 

- Obrigado, também falei para a senhora presidenta que jantar caro tudo bem, mas que ela não usasse cartão corporativo... 

- Boa, gostei!

Ele se empolga:

- Sabe aquela foto que ela aparece sem maquiagem de olheiras ao lado do dono do restaurante? 

- Eu vi, eu vi na Rede... 

- Fui eu que bati! 

Eu já estava tão puto que torcia para aquela porcaria de corrida acabar logo... 

Eu estava constrangido de faltar com educação e chamar o cara de mentiroso mesmo ou perguntar que bagulho ele tomou antes de entrar no meu táxi... 

Problema que não possuo tal cara dura e mentirosa que percebe tua fragilidade perante sua cara de cedro... 

Eu, com metade destas asneiras ficaria vermelho... 

Mas, sou escolado.... 

Certa vez um sujeito me confessou que teve cinco infartos e quatro paradas cardíacas sem necessidade de ser hospitalizado, apesar de não fumante, nem obeso e fiquei só olhando com cara de 'ah é, é?!'... 

Tem mentira que nos constrange pelo inverossímil... 

No caso do Policial Federal Corregedor resolvi parar com a palhaçada depois dele me confidenciar que - durante sua estada com a Dilma na Europa - também se encontrou com o Joaquim e lhe deu um tapão nas costas que lhe fez cair o chapéu panamá desaprovando o jetom de 14 paus diários para dar palestras... 

- O senhor está falando do Barbosa? 

- Este mesmo, eu o chamo carinhosamente de 'Negão', tenho intimidade... Sabe? 

Resolvo adentar a loucura e dar o troco... 

 - Eu não queria lhe confessar, senhor corregedor, mas sou seu colega... 

- Como? 

 - É a pura verdade, sou PF aposentado e resolvi me tornar taxista só para não ficar em casa... 

Ele fica meio entre rir da minha asneira e ficar sério...

Sigo, sem pestanejar: 

- Como o senhor é corregedor poderá comprovar; entrei para a PF em 1985; meu Siape é 1.214.115... 

- Caramba, que legal, meu colega... 

- Estive num confronto em que morreram 19 agentes colegas nossos em confronto com 200 jagunços dos narcotraficantes na fronteira com a Bolívia e sobrevivi junto com outros quatro após ser atingido com tiro de fuzil no peito enquanto tentava subir no helicóptero, após eliminarmos 40 deles... 

Ele arregala os olhos: 

- Eu lembro, eu lembro; coisa de cinema... 

- Fui aposentado, o senhor quer ver a cicatriz marca do tiro? 

- Não, não... 

Ele salta em frente ao Santander da Voluntários da Pátria próximo da Conde de Irajá... 

Antes, tenta mudar de assunto e reclama de sua conta de luz do mês passado que deu 400 reais, como se possível a feliz proprietário de Mercedes 600 preocupar-se com 400 paus... 

Pede meu telefone para mantermos contato... 

Ele anota o número... 





Jorge Schweitzer 



PS: Ah, sim; sempre que aparece uma mala dessas que pede meu numero do telefone entrego o celular de um amigo sacana que trabalha na madrugada que dá meu número sempre que aparece um travesti em seu táxi querendo que ele vá apanhá-lo na próxima corrida... Para o texto acima não ficar muito longo,cortei a parte onde ele me confessa que 12 seguranças estão em carros descaracterizados ao nosso lado para resguardá-lo... Coisa de MIB... 







Nenhum comentário:

Postar um comentário