terça-feira, 20 de maio de 2014

Como baixar aplicativo







Nos primórdios da informática existiam poucos profissionais com bons conhecimentos na nova ferramenta que prometia revolucionar a humanidade...

Eu era um desses...

Até nem contava para meus vizinhos o que eu fazia dedilhando noites a dentro aquele aparelho XT de tela verde musgo no centro da minha sala já que computador ainda se imaginava ambiente cheia de válvulas, luzes piscantes e um sujeito com jaleco de médico e cara de doido manuseando panelões e listagens de 132 colunas zebradas...

Programação sempre foi e será para a eternidade algo tão óbvio que qualquer resolver puxar o fio da meada é capaz entrar no mais protegido arquivo oculto da Nasa, invadir página criptografada  do Pentágono ou crackear o blog da Dilma Rousseff munido apenas de quinze comandos em assembler e pensamento lógico apurado...

Tudo que algum humano criou é capaz de ser derrubado por outro terráqueo equivalente...

Agora, engraçado na época, como ao eu ser descoberto como profissional que desenvolvia sistemas informatizados todo vizinho que comprava  tv moderna me chamava para instalar o aparelho que começaram aparecer os controles remotos que um mistério até mesmo para apertar o liga/desliga que ainda vinha em inglês e não existia mais seletor de canais com aquele botão redondo para girarmos do 01 ao 12..

Além de aparelhos de TV todos me pediam conselhos sobre vídeo-cassetes NTSC ou Pal-M que necessitavam de conversão para assistirmos imagens coloridas...

E, eu não sabia lhufas...

Sabia de informática, lembro que quando consegui conectar dois micros utilizando a entrada serial ou paralela, até então usada para impressoras, achei que me tornaria um Bill Gates que ainda com pouco mais de vinte anos de idade mas já era uma lenda após criar o DOS que era uma cópia deslavada do sistema  CP/M operacional que nunca o processaram, assim como a criação do Windows jamais foi questionada pela Macintosh que já utilizava janelas e mouse há décadas...

Não importa, Bill Gates utilizou a lógica Lavoisier/Chacrinha onde nada se cria; tudo se copia, sem pagar royalties...

Pôs bueno...

Esta deve ser a razão da Microsoft alertar sobre proibição da reprodução de seus produtos sem jamais processar alguém e deixar rolar solto na rede a fim que qualquer um baixe seus programas sem jamais enquadrar ninguém que executa exatamente o que eles fizeram para se tornarem uma potência...

E...

Atualmente, a moda é baixar aplicativo...

Tudo agora é aplicativo...

Dias desses uma senhorinha me perguntou como fazia para baixar um aplicativo para chamar táxi...

- A senhora entra no Google e irá descobrir como faz...

- O que é gugol, meu filho?

- A senhora possui netos adolescentes?

- Vários!

- Pronto!




Jorge Schweitzer





Nenhum comentário:

Postar um comentário