segunda-feira, 12 de maio de 2014

Rodoviários anunciam nova paralisação de ônibus no RJ a partir do primeiro minuto desta terça feira (13/maio/2014)




Rodoviários prometem nova paralisação de 48 horas nesta terça
Sem acordo, grevistas fazem passeata pelo Centro

HENRIQUE MORAES

Rio - Após audiência de conciliação com os sindicatos das Empresas de Ônibus (Rio Ônibus) e  dos Trabalhadores em Transportes Urbanos (Sintraturb) no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), na tarde desta segunda-feira, e que terminou sem acordo, os rodoviários decidiram fazer uma nova paralisação, que começará no primeiro minuto desta terça-feira, com duração de 48 horas.

Uma comissão de dissidentes do sindicato que representa a categoria saiu da audiência e promoveu assembleia com cerca de 500 motoristas em frente ao prédio. No local, por volta das 16h30, eles decidiram fazer nova paralisação e uma passeata, que segue pela Avenida Presidente Vargas, em direção à Central do Brasil.

Na reunião, o grupo tentou negociar o aumento de 40% da categoria com o Rio Ônibus. A comissão também alegou que o acordo entre o Sintraturb e o sindicato das empresas de ônibus, que garantiu aumento de 10% para a categoria, não foi legítimo. Segundo os dissidentes, a negociação não atendeu às reivindicações, nem teve apoio da categoria.


Manifestação complica o trânsito no Centro

Os manifestantes saíram da Rua Araújo Porto Alegre em direção à Avenida Presidente Antônio Carlos, por volta das 17h. De lá, seguiram para a Avenida Rio Branco, interditando a via no sentido Candelária.

De acordo com seguidores no Twitter do O DIA 24horas (@odia24horas), os rodoviários marchavam e gritavam: "Avisa para o povão que nessa quarta não tem busão".

Plano de contingência

A Prefeitura do Rio apresentou um plano de contingência em parceria com o Rio Ônibus, Polícia Militar, Metrô Rio, Supervia e CCR Barcas, para minimizar os impactos da nova paralisação de 48 horas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), o plano reforça as linhas de ônibus que fazem integração com os outros modais, além de linhas essenciais para deslocamento da população em áreas atendidas apenas por ônibus. Segundo a SMTR, os serviços do BRT Transoeste também fazem parte do plano.

A Polícia Militar vai atuar na saída das garagens dos quatro consórcios que exploram as linhas, nas estações do BRT Transoeste e nos terminais de ônibus. O objetivo é garantir a segurança dos motoristas que forem trabalhar e impedir depredação dos veículos. Agentes da Guarda Municipal e da CET-Rio também vão reforçar a operação nas ruas.

A partir das 4h30 desta terça-feira, a Supervia vai trabalhar com sua capacidade máxima e reduzir o intervalo entre as composições. O reforço será nos trens que sairão de Bangu, Campo Grande, Deodoro e Madureira. Os trens começam a circular às 4h.

O Metrô também vai antecipar sua operação no horário do pico, a partir das 5h30. As composições começama  circular às 5h.

Os intervalos das barcas que fazem o trajeto Cocotá – Praça XV  serão reduzidos, a partir das 6h30. Haverá aumento da oferta de lugares, com partidas simultâneas eu embarcações de maior capacidade. Na última quinta-feira, por conta da greve da categoria, a concessionária registrou um recorde na linha que atende Cocotá, na Ilha do Governador: 9 mil passageiros, 204% a mais que a média das quintas-feiras de maio de 2013.





Nenhum comentário:

Postar um comentário