segunda-feira, 28 de julho de 2014

Fotos do que sobrou da Lancha Toropi








Semana passada postei o texto 'O menino e a Lancha' (http://taxiemmovimento.blogspot.com.br/2014/07/o-menino-e-lancha-toropi.html) onde eu narrava sobre o rebocador Toropi que eu passava períodos da minha infância embarcado com meu pai...

Hoje,  recebi as fotos acima - por gentileza da  sra. Clara de Borba,   da Assessoria de Comunicação Social da Superintendência de Portos e Hidrovias do Governo do Estado do Rio Grande do Sul - e o recado que meu texto será postado no site da instituição em homenagem ao Dia dos Pais...

Foi  muito bacana fazer esta viagem sensacional ao passado, mergulhando no túnel do tempo 50 anos atrás...

A Toropi, apesar de agora somente sucata, é exatamente idêntica a minha recordação: cabine de comando na parte mais alta onde meu pai indicava que eu devia mirar na ponta do barco na na frente  e acertar o leme sempre centralizando a manobra, a única diferença é que eu acreditava que existia uma imagem de uma gaivota no bico do barco que, ou não existiu que não na minha imaginação de menino ou foi retirada para adornar outro local...

O convés com aquela tampa do porão para entrar na casa de máquinas; os alojamentos...

Ah, sim; engraçado que a embarcação era na realidade um rebocador e seria 'o Toropi' mas todos diziam, na época,  estamos 'na Toropi' e a chamavam de lancha...

Agora...

Somente a Internet nos proporciona resgatar estas lembranças e encontrar vestígios do passados...

Obrigado, Clara!



Jorge Schweitzer













Nenhum comentário:

Postar um comentário