domingo, 6 de julho de 2014

Joanna Marcenal não será mais um número nas estatísticas da impunidade







Foi nesta semana...

Acabara de deixar dois uruguaios na Rodoviária Novo Rio - que pegariam ônibus até Porto Alegre e depois Montevideo - e ao desembarcar suas mochilas uma senhora pergunta se poderia depois levá-la ao Leblon...

- Claro!

Cruzamos a Avenida Rodrigues Alves em direção ao Tunel Santa Bárbara...

Passamos pelo Santo Cristo e um cracudo bate no vidro pedindo esmola...

Ela me fala dos  efeitos da droga e falta de perspectivas do viciado...

Me conta que  é  profissional da saúde e trabalha nos presídios do Complexo de Gericinó...

- Em qual deles: um, dois, oito?

- Em todos, vou alternando!

Diz que alguns presídios tem números e outros são conhecidos pelo nome completo...

Ela reclamava dos deslocamentos engarrafados de seu trabalho  entre a Zona Sul e Oeste...

Digo  que conheço um presidiário de Bangu 8 que agora está livre aguardando Juri Popular...

- Qual crime seu amigo cometeu?

- Ele é meu inimigo, ele e seu tio político estão  me processando por  enjaulá-lo; assassinou sob tortura sua filha de cinco anos de idade...

Me conta que o pessoal do Comando Vermelho normalmente executa este tipo de criminosos na cadeia e que existe uma galeria-seguro na Bangu 3 como seguro para estupradores e assassinos de crianças...

Lembro, em silêncio...

Na época da prisão do criminoso,  eu recebia notícias de dentro da cadeia logo após um leitor do blog  me repassar um número de telefone absolutamente confiável depois de ler minha  postagem sobre o crime....

Pude acompanhar de camarote...

André Rodrigues Marins inicialmente contou, para companheiros de cela de Bangu 8, que estava sendo processado por estelionato; até se vangloriou  ser serventuário judicial e responder  mais de 150 processos 171 com direito a prisão especial...

De repente, do nada, alguém lá dentro espalhou a notícia como rastilho...

Foi um alvoroço na véspera do carnaval daquele ano...

André Rodrigues Marins foi resgatado ensaguentado pelos agentes...

André Rodrigues Marins foi deslocado para esta galeria de Bangu 3 para não ser degolado e estripado  quando ficou cinco meses em Gericinó...

 Mesmo entre estupradores André Rodrigues Marins sofreu assédio e só não foi morto porque isolado no seguro, sozinho, completamente sozinho...

 Em suas noites seguintes,  André Rodrigues Marins cruzava madrugadas em círculos contando as horas e dando cabeçadas na parede...

O único contato de André Rodrigues Marins com o mundo dos vivos era quando uma portinhola se abria para carcerários  lhe empurrarem a quentinha que comeria com as mãos ou a tampa de papel dobrada em concha...

De repente, André Rodrigues Marins foi liberado graças ao juiz Alberto Fraga...

Minha passageira interrompe estas lembranças...

- Você não me disse qual o crime que este sujeito cometeu. Eu conheço?

- A menina assassinada se chama Joanna Marcenal...

- Sei quem é, ela é filha de uma médica; sei quem é você também...

- Pois é, o bandido está solto e dá expediente na 5a. Vara Civel de Campo Grande...

- Não há como ele fugir da punição!

- Também acredito, o Juri Popular será inevitável..

Salto para apanhar sua mala no bagageiro...

No nada...

Ela me dá um abraço forte...

Daqueles que a gente nem entende a força...

E...

Pô, nem ir contar, mas devo...

Enxuga sua lágrima...

Desmoronei com a reação...

Não estamos sós...

Estaremos em todos os  lugares....

Até o fim...




Jorge Schweitzer







Abaixo Assinado Joanna Marcenal: para assinar clique aqui






Nenhum comentário:

Postar um comentário