domingo, 10 de agosto de 2014

Rotunda baleia morre na Macumba







Baleia jubarte é encontrada encalhada e morta na Praia da Macumba
Baleia jubarte encalha e morre na Praia da Macumba

Extra

Uma baleia adulta da espécie jubarte foi encontrada encalhada e morta na Praia da Macumba, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. 

O mamífero foi achado na noite de sábado, mas, devido à maré cheia, não pôde ser rebocado. 

Na manhã deste domingo, a Comlurb afirmou que técnicos da empresa fizeram um levantamento do equipamento que seria utilizado para a retirada da baleia, que tem pelo menos 15 metros de comprimento. 

No entanto, na parte da tarde, a Comlurb voltou atrás e afirmou que, nesse caso especificamente, a responsabilidade pela retirada da jubarte é do Inea, mas que a companhia dará todo o apoio necessário, caso seja solicitado pelo Instituto.

As fotos foram feitas pela empresária Aurea Maria Monteiro Ferro, de 52 anos, que passeava pela praia nesta manhã, e enviadas pelo WhatsApp do Extra.

— Primeiro, fiquei animada por ter visto que era uma baleia. Achei que ela estava viva. Só depois me dei conta de que ela já estava morta. Isso é muito triste — conta Aurea.

No local, profissionais do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores da faculdade de Oceanografia da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), esperam a ação da Comlurb para fazer uma coleta que fornecerá informações sobre o sexo do animal e também se ele sofreu algum tipo de contaminação. 

A bióloga Luciana Guimarães de Andrade explica a presença de baleias no litoral do Rio:

— Estamos num período de migração das baleias. Elas saem da áreas mais frias, o Sul, em busca das áreas tropicais. Elas se reproduzem e têm filhos em Abrolhos (na Bahia) e o Rio de Janeiro é um caminho de passagem. Ainda não é possível dizer por que a baleia veio para aqui, mas pode acontecer de o animal ficar doente ou debilitado durante essa travessia.

Ainda segundo a bióloga, o corpo do animal está em processo de decomposição. Não se sabe ainda se a baleia estava morta quando encalhou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário