sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Sexta feira, RJ, 31/out/14 - Temperatura Máxima: 37,8°C










Taxista acusado de tentativa de estupro contra passageira que dormia entre a Zona Sul e Lapa (RJ) as 7 horas da manhã de domingo último






Mulher acusa taxista de tentativa de estupro no Rio


Ana Carolina Pinto

Uma carioca acusa um taxista de tentativa de estupro durante uma corrida no Rio de Janeiro. Segundo a jovem de 28 anos, que preferiu não se identificar, ela pegou o táxi na saída de uma festa, no último final de semana, para fazer o trajeto entre a Zona Sul e a Zona Norte do Rio. Cansada, a mulher sentiu-se segura para dormir no banco traseiro durante a viagem, que deveria levar cerca de 20 minutos. 

Mas seu sono foi interrompido: ao abrir os olhos, o motorista estava em cima dela, acariciando seu corpo.

O caso foi compartilhado no Facebook e ganhou repercussão durante a semana. Mais de dez mil pessoas compartilharam e comentaram a foto que a vítima fez, mostrando a placa do táxi. Mas, segundo ela, após receber inúmeras ameaças e comentários que considerou preconceituosos, decidiu apagar a imagem.

— Decidi tirar para me preservar. Foram muitos comentários, pessoas duvidando da história, dizendo que deveria ser coisa de mulher traída, uma vingança. O pior é que os comentários vieram de homens e mulheres, por preconceito. Estava me fazendo mal. O que pretendia com essa exposição era alertar as pessoas. Também apaguei a foto porque tive medo de que identificassem a placa e fizessem algo com o motorista. Quero que ele pague de acordo com a lei, não que seja linchado — afirmou.

De acordo com a mulher, ela saiu de uma boate de Copacabana com amigos e pegou um táxi que se encontrava em frente ao local. Como era a única moradora da Zona Norte, entrou no carro sozinha. Quando acordou, no meio do caminho, estava em uma rua da Lapa, no centro do Rio, fora do percurso usual. O motorista a teria beijado na boca e no pescoço, mas se esquivou rapidamente ao perceber que ela acordou.

— Pego táxi com muita frequência, sempre na rua. Falei para onde eu ia e apaguei. Eram 7 horas da manhã, estava cansada. Aí deitei no banco e quando eu acordei, levantei e o taxista estava em cima de mim. Ele pulou muito rápido para o banco da frente. Fiquei dura, sem reação. Ele ligou o carro e continuou andando. Ele estava me beijando, passando a mão em mim. Quando acordei, a corrida já estava em R$ 74. Por aí, dá para imaginar o tempo que já devíamos estar parados - disse. 

A corrida entre os bairros de Copacabana e da Tijuca, na bandeira 2 (aplicada aos domingos), custa cerca de R$40.

Em estado de choque, ela não teve reação e permaneceu dentro do carro, usando o celular para tentar se comunicar com os amigos sobre o que estava acontecendo.

— Mandei WhatsApp para os meus amigos dizendo o que tinha acontecido, tentei ligar, mas àquela hora, ninguém me atendeu. Pedi para ele me deixar em um posto de gasolina, para não saber onde eu morava, porque era um campo neutro. Foi quando tive a ideia de fazer a foto. Quando desci, disse que não ia pagar, que percebi o que ele tinha feito. Perguntei por que ele tinha feito aquilo e ele falou que não conseguia me acordar. Ele apenas colocou a mão no rosto, falando “eu errei, eu errei”. Ele me pareceu uma pessoa doente — relatou.

Ao buscar ajuda na loja de conveniência do posto, foi encorajada pelos funcionários a registrar o caso na delegacia. Ela procurou a 20ª DP, em Vila Isabel, na Zona Norte, onde o caso foi registrado como tentativa de estupro.

Em nota, a Polícia Civil informou que o caso foi transferido para a 5ª DP, na Lapa, onde o crime teria ocorrido. A vítima prestou depoimento na última terça-feira. O taxista já foi identificado e ouvido nesta sexta-feira, mas por não ter sido pego em flagrante, foi liberado em seguida. As investigações ainda estão em andamento. No site da Prefeitura do Rio, consta uma multa por excesso de velocidade na placa indicada pela mulher como sendo do táxi. A infração teria ocorrido minutos depois de a vítima ter descido do carro.

— Quero denunciar o caso para que ninguém mais passe pelo que eu passei. Com certeza, ele já deve ter feito isso outras vezes. Estou bem porque sei que fui vitoriosa. Poderia ter sido muito pior.





PS: É muito importante que a Polícia investigue este caso em todos seus detalhes e que o taxista seja exemplarmente punido pela Justiça caso considerado culpado e que seja exposto o nome do taxista... Taxi é um meio absolutamente seguro no RJ e uma história esquisita como esta deixa uma infinidade de passageiros sobressaltados... Esta história não pode ficar no mais ou menos, ou versão de qualquer das partes deixar sombra de dúvida para que elucidação com versão seja clara e punição rigorosa... A acusação é muito grave e cabe a Polícia averiguar todos fatos relatados pela vítima para enquadrar o sujeito que ela acusa de banditismo... JS





Abaixo Assinado Joanna Marcenal: 8.969 pessoas já assinaram







Muitas pessoas têm assinado esta petição mas não confirmam o email recebido do provedor...

O procedimento correto é:

1) Entre na página: 

2)  Vá até a base da página e clique sobre a janela 'Assinar Abaixo Assinado';

3) Preencha Nome e Email; Estado, CPF e Comentário são facultativos, estes campos não são obrigatórios o preenchimento;

4) O email  indicado por você, receberá mensagem solicitando confirmação da assinatura; somente após você responder sua assinatura constará como válida na petição;

5) Caso você não encontre este email/resposta na caixa de entrada principal; verifique em spam que certamente ela estará por lá;

5) Se você assinou anteriormente mas não respondeu este email, refaça a operação; caso seu nome esteja em duplicidade o sistema de petição lhe avisará que existe duplicidade;

6) E, por favor, repasse este link para seus contatos; compartilhe nas redes sociais e páginas da internet;

7) Se tiver alguma dificuldade, me envie email para: jorschweitzer@gmail.com

 Obrigado!




Jorge Schweitzer


quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Bope e Choque: Operação em Acari RJ





Charge on Line



Enquanto isto... Onda de calor no RJ vai até final de semana...







Nua no Parcão







Portal Gaz

A manhã desta quinta-feira foi no mínimo inusitada para as pessoas que frequentaram o Parque Moinhos de Vento, o Parcão, em Porto Alegre. Uma mulher de cerca de 30 anos corria nua pelo local, por volta das 11 horas, atraindo olhares de quem passava por lá. 

Conforme testemunhas, ela chegou ao parque e começou a se despir, deixando os pertences embaixo de um dos bancos. Em seguida, tirou as vestes íntimas e começou a correr. Um guardador de carros que estava no local disse a um jornal da Capital ter tentado uma aproximação. "Ela disse que não falava português. Daí eu perguntei "do you speak english?" e ela saiu correndo", revelou. 

Cerca de dois minutos depois, policiais militares, avisados por frequentadores do parque, abordaram a mulher. Ela relutou em se vestir novamente e, em função disso, foi encaminhada para dentro da viatura. Os PMs a levaram para o posto de pronto atendimento do Bairro Passo D'Areia, situado a 10 minutos do local. 

Um dos agentes que participou da ação afirmou que a abordagem serviu para evitar a exposição da mulher diante dos curiosos. A polícia não chegou a registrar uma ocorrência. 







Primavera dos Livros 2014 (30/out a 02/nov) nos Jardins do Museu da República, Catete RJ








Primavera dos Livros reúne 15 mil títulos à venda, com descontos de até 50%, no Catete
Com entrada gratuita, a feira literária vai desta quinta, dia 30, até domingo, nos jardins do Museu da República

POR CLARISSA PAINS


RIO — Desta quinta até domingo, a Primavera dos Livros reunirá, nos jardins do Museu da República, no Catete, 15 mil títulos à venda com descontos de até 50%. Promovida pela Liga Brasileira de Editoras (Libre), a 14ª edição carioca do maior evento literário independente do país terá uma homenagem aos 450 anos da fundação da cidade.

Além dos lançamentos de livros e da venda de exemplares já conhecidos a preços camaradas, uma das principais atrações será o sarau dedicado ao Rio, no sábado, às 20h. O Grupo Oficina Experimental de Poesia, formado por jovens universitários, fará leituras de textos de grandes escritores que falam do subúrbio carioca à vida na orla.

— A Primavera dos Livros nasceu no Rio e, este ano, estará mais carioca do que nunca — promete o presidente da Libre, Haroldo Ceravolo Sereza.

Haverá encontros com escritores, debates, música, atividades para crianças e atrações literárias interativas. Na abertura da feira, nesta quinta, às 17h, o show será do grupo de percussão corporal Barbatuques. Nesta sexta, às 18h, o escritor Ondjaki apresenta “Sobre o mar", recital de poesias que interagem com música e arte visual; e às 20h, terá o pocket show “Arte de encarte”, com Arthur Dutra. O show de encerramento, no domingo, às 20h30m, fica a cargo de Mauro St. Cecilia.

Para as crianças, terá programação o dia inteiro, na Tenda Infantil. Já no Espaço Jovem, haverá discussões sobre temas como “Literatura fantástica: da Odisseia a Harry Potter", hoje, às 10h; e “Bullying ou brincadeira? Como identificar os limites”, no sábado, às 17h.

PUBLICIDADE

A organização da feira espera receber um público de cerca de 50 mil pessoas.

SERVIÇO

Rua do Catete 153, Catete. De hoje a domingo, das 10h às 21h. 




Programação:


30/10 – QUINTA-FEIRA

Encontro anual de professores da sala de leitura e bibliotecários da SME-RJ

Tenda Lima Barreto
8h30 - Credenciamento e Café da manhã
9h40 - Abertura para os professores da Secretaria de Educação
10h15 - Palestra "Caminhos de escrever e de sonhar", com Ondjaki
12h - Almoço
14h - Apresentação da Primavera dos livros
15h - Oficinas
Tenda Lima Barreto
Literatura e Imagem: André Neves
Arena Zuzu Angel
Literatura de Cordel: João Gomes de Sá
Auditório Superior 1
A Contemporaneidade dos Clássicos: Luis Maffei
Auditório Superior 2
Imagens do indío na Literatura para crianças e jovens: Jorge Marques
Auditório Educação
Lendo poemas e brincando com eles: Sonia Monnerat
Tenda Lima Barreto 
17h - Show do Barbatuques


31/10 – SEXTA-FEIRA

Tenda Lima Barreto

11h - Abertura Oficial
Auditório Superior
14h - Poesia contemporânea em língua portuguesa, com Masé LemosIda Alves e Teresa Salgado. Mediação: Luis Maffei
17h - Literatura Fantástica: Da Odisseia à Harry Potter, com Ana Merege e Felipe Castilho. Mediação: Simone Magno


Arena Zuzu Angel

13h - Debate PMLL, com Paulo Farah, Simone Monteiro e Gisele Lopes. Mediação: Haroldo Ceravolo
16h - Cultura e Religiões Afro-Brasileiras, com Zeca Ligiéro, Mãe Flávia e Iris Amâncio. Mediação: Cristina Warth
20h - Leitura Primavera Erótica, com Monica Montoni


Tenda Lima Barreto

18h – Show Sobre o mar: poesias, com OndjakiLançamentos de Livros


Alameda João do Rio

19h às 21h - Metanoia (Mesa 2) - Transfeminismos, teorias e praticas, de Jaqueline Gomes de Jesus
20h às 21h – Ponteio (Mesa 1) - Pentagrama acidental, de Helio Brasil

1/11 - SÁBADO

Auditório superior

14h - Práticas da teoria: modos de ler o Contemporâneo, com João Camilo Pena, Renato Resende e Luiz Guilherme Barbosa. Mediação: Alberto Pucheu
17h - Nacionalidade e novidade editorial nos novos romances policiais, com Cirilo Lemos, Raphael Montes e Garcia Rosa. Mediação: Joana Monteleone

Arena Zuzu Angel

17h - Bullying ou brincadeira? Como identificar os limites, com Danilo Leonardi. Mediação: Daniela Riet

19h - Literatura LGBT: uma ferramenta de libertação, empoderamento e visibilidade, com Lea Carvalho e André Sena. Mediação: Lea Carvalho
Tenda Lima Barreto
18h - Show com a banda Saco de Gatos
19h30 - Sarau em Homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro com o Grupo Oficina Experimental da Poesia

Tenda Saci Pererê

11h30 - Lançamento Mar de Ideias: Bichos-papões de escola, de Sônia Travessos
15h - Crie o seu próprio museu para coleção de qualquer coisa, de Simone Bibian
17h - Contação de histórias e oficinas de ilustração, de Anna Cláudia Ramos
16h/17h - Lançamento coletivo da Ibis Libris 
18h - Festival de Poesia - Curadoria de Thereza Christina Motta
Poetas convidados: Tavinho Paes, Pedro Lage, Pedro Lago, Avelino Romero, Pedro Pires Bessa, Ricardo Correia, Leonardo Piemonte de Carvalho, Afonso Henriques Neto, Raquel Abrantes, Elisa Flores, David Cohen, Igor Cotrim, Jorge Ventura, Juliana Hollanda D’Ávila, Justo D’Ávila, Luiz Otávio Oliani, Mano Melo, Manuel Herculano, Maria Rezende, Adriana Monteiro de Barros, Olga Savary, Pedro Castello, Pedro Lyra, Pedro Tostes, Ramon Mello, Ricardo Muniz de Ruiz, Rosália Milsztajn, Shala Andirá, Sheyla de Castilho, Solange Padilho, Tanussi Cardoso.


Lançamentos de Livros

Alameda João do Rio

13h às 15h – Biruta (Mesa 10) - Gigante do maracanã, de Cesar Cardoso 
15h às 17h - Guarda Chuva (Mesa 2) - Declaração de amor, de José Henrique Barreiro
15h às 17h  -  Galpão (Mesa 1) - O menino das palavras, de  Ana Claudia Ramos
17h  às 19h - Prazer de Ler (Mesa 1) - Raízes, de João Roberto Gullino
17h às 20h - Oficina Raquel (Mesa 2) - Osso, carne, tendão e sopro, de Roberto Correa     dos Santos; A mão, o olho - uma interpretação da poesia contemporânea, de Luiz Guilherme Barbosa
17h às 20h – Azougue (Mesa 3) - A poesia contemporânea, de Alberto Pucheu
18h às 20h – Metanoia (Mesa 1) - O chute e a santa, de Luiz Gustavo Silva; Urânios, de Roberto Muniz Dias
19h às 21h – Jaguatirica (Mesa 2) - Fotodiário: registro celular do cotidiano, de Henrique Koifman 
20h / 21h - Ponteio (Mesa 1) - Qualquer maneira de amar, de Marcos VerasMar Negro, de Dau Bastos 


02/11 - DOMINGO


Auditório superior

14h - Relações entre a literatura e o cinema, com David Mendese Rosane Pavam. Mediação: Viviane Vasconcelos
16h - Letras de imprensa: jornalismo e literatura, com Fernando Molica, Bolívar Torres e Andrea Escobar. Mediação: Viviane Vasconcelos
19h - O Oriente Médio em Debate: Discussão sobre a Primavera Árabe na Primavera do Rio, com Paulo Farah, Hani Hazime e Bernardo Kosher. Mediação: João Baptista Medeiros Vargens


Arena Zuzu Angel

17h - Literatura infanto- juvenil, com Caroline Rocha e Fernanda Belém. Mediação: Sonia Monerat
20h às 21h  - Lançamento 7 Letras - A sombra do faquir, de Mauro Santa Cecilia
20h30 - Show de Encerramento, com Mauro Santa Cecilia.
Tenda Saci Pererê
13h - Valdemar e James, macacos muitos amigos, com Luís Maffei
Oficina de estêncil, com Mariana Vilhena
14h - Excursão ao Parque do Terror e oficina de terror, com Felipe Campos
15h30 - Meu Hamster é um astronauta, com Dave Lowe
Atividades de Ilustração com Mark Chambers
17h - Homenagem à Tatiana Belinky (leitura e oficinas de desenho idealizados pela educadora Ana Jurkiewicz)


Lançamentos

Alameda João do Rio

11h às 13 h – Metanoia (Mesa 1) - O menino lilás, de Alexandre Bortolini
13h  às 15h – Evora (Mesa 1) - Sábado á noite 3, de Babi Dewet
15h às 17h  - Oficina Raquel (Mesa 1 e Mesa 3) - Valdermar e James, uns macacos muito amigos, de  Luis Maffei e Mariana Vilhena; Pedro Gosta, de Miguel Carvalho e Luis Filipe Cristóvão; O menino que não queria tomar banho,de  Simone Magno e Cisco Diz
15h às 17h - Mar de Ideias (Mesa 2) - Excursão ao parque do terror, de Felipe Campos
17h  às 19h – Almadena (Mesa 1) - Futebol e Poesia, de Hani Hazime


Vídeo mostra José Sarney votando no Aécio (45)








Apesar de usando adesivo da Dilma Rousseff no peito, o Zé Sarney votou no Aécio...

Engraçado é que a mão trêmula do Ribamar chega a se dirigir até o número um no alto e depois volta ao meio de teclado e aperta o quatro e o cinco...

Uma figura destas não merece confiança nem de seus mais ferrenhos aliados...

Quem possui Sarney para amigo dispensa inimigos...




Jorge Schweitzer