sábado, 24 de janeiro de 2015

Roberto Martins Bussamra e o filho, Rafael de Souza Bussamra, já estão presos no Complexo de Gericinó, Bangu RJ





Motorista que matou filho de Cissa Guimarães e o pai vão para presídio em Bangu
Os dois foram condenados a cumprir pena em regime fechado. Para a atriz, o motorista errou, mas o pai encobrir os erros é abominável

Renan França




RIO - Roberto Martins Bussamra e o filho, Rafael de Souza Bussamra, o motorista que atropelou o filho da atriz Cissa Guimarães, Rafael Mascarenhas, em 20 de julho de 2010, na Gávea, foram levados para um presídio no complexo penitenciário de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio. 

Antes de serem levados para Bangu, eles fizeram exame de corpo delito no Instituto Médico Legal (IML). Os dois foram condenados pela Justiça nesta sexta-feira. Rafael Bussamra recebeu a pena total de 12 anos e nove meses de detenção (sendo sete em regime fechado e o restante em semiaberto). 

Já o pai do motorista, Roberto Martins Bussamra, foi condenado a oito anos e 11 meses (sendo nove meses em regime semiaberto). Ele subornou os policiais que foram ao local da ocorrência para livrar seu filho da investigação. Pai e filho foram presos e levados para a 13ª DP (Posto 6).

Na condenação de Rafael Bussamra, a pena maior — sete anos em regime fechado — foi para o crime de corrupção ativa. Ele também foi condenado por homicídio culposo (três anos e meio), “inovação artificiosa em caso de acidente automobilístico” (seis meses), fuga do local do atropelamento (nove meses) e participação em “pega” (um ano). Além disso, teve a habilitação suspensa por quatro anos e meio.

Já o pai foi condenado por corrupção ativa (oito anos e dois meses em regime fechado) e “inovação artificiosa em caso de acidente automobilístico” (nove meses). Na decisão, o juiz criticou o fato de o pai ter corrompido os PMs: “O caso (...) retrata não apenas policiais que acobertam e omitem o crime (sendo, por isso, também criminosos), mas também os falsos pais que superprotegem os filhos, criando pessoas socialmente desajustadas”.

Os dois PMs que receberam suborno foram expulsos. O acidente com Rafael Mascarenhas aconteceu no Túnel Acústico, que mais tarde recebeu o nome da vítima.

A atriz Cissa Guimarães concordou com a decisão do juiz da 16ª Vara Criminal da Capital do Tribunal de Justiça do Rio, Guilherme Duarte, em aplicar uma pena maior para o pai. Para Cissa, o fato de Roberto tentar encobrir o acidente para acobertar um crime é algo que ela não consegue aceitar até hoje, quatro anos depois do acidente que matou Rafael Mascarenhas.

Roberto Martins Bussamra, foi condenado a oito anos e 11 meses em regime fechado por ter ajudado o filho a subornar com R$ 10 mil dois PMs, para ajudar a esconder o crime. Já o motorista Rafael Bussamra pegou sete anos de prisão em regime fechado.

— O filho cometeu uma tragédia, mas o pai foi punido pela falta de ética. Como ele pode educar um ser humano deste jeito. Foi um acidente, mas depois o pai tentar corromper para tirar prova do crime é muito grave. Me sinto aliviada com a sentença.


PS: Parabéns ao juiz Guilherme Schilling, a sociedade necessita de magistrados expressem seus anseios... JS



Nenhum comentário:

Postar um comentário